Benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BENCHMARKING – A BUSCA PELA QUALIDADE

Resumo
O objetivo deste texto é contextualizar o benchamarking através da exposição de conceitos, definições e exemplos. A base teórica para o este estudo é a literatura do autor Roberto C. Camp. O benchmarking teve seu início no final da década de 70, atribuindo a Xerox Corporation notoriedade desse novo método. O benchmarking é uma tecnologia quefornece informações às organizações para que ajudem na longa trajetória da busca pela qualidade. Esta tecnologia tem como objetivo principal identificar e analisar as melhores práticas de uma organização tida como número um de seu ramo ou setor. Existem diversos tipos de benchmarking, inclusive o interno, devido às empresas multidivisionais e internacionais, onde é investigando o próprio processoorganizacional para posteriormente aperfeiçoar a própria organização. A sua elaboração se realiza através da conclusão de passos chaves, que são o planejamento, análise, integração, ação e maturidade.

Palavras-chave – benchmarking, desempenho, melhor dos melhores.

Introdução

A exigência do mercado por organizações altamente competitivas fez com que o mercado passasse a utilizarferramentas para aumentar o seu poder de competição. Uma destas ferramentas é o benchmarking que é consiste na busca das melhores práticas na indústria.
Sun Tzu já dizia a mais de dois mil anos atrás que "se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”. Pode-se fazer uma analogia entre a guerra e a competição entre organizações de uma mesma indústria.Dessas acepções, pode-se ressaltar que o executor da técnica do benchmarking é suprido das informações necessárias para conhecer o seu concorrente, e além disso, incorporar na sua organização certas práticas em que o concorrente se destaca.
Inicialmente, é nos EUA que o benchmarking ganha expressão, individualidade e notoriedade, atribuindo-se à Xerox Corporation o pioneirismo naintrodução da prática de benchmarking no fina da década de 70. Foram efetuadas comparações de copiadoras em relação a capacidade e características operacionais, onde todos componentes mecânicos foram desmontadas para análise.
Posteriormente, outras organizações destacaram-se ao aplicar com sucesso o benchmarking, entre as quais: Ford Motor Company, Alcoa, Millken, AT&T, IBM, Johnson & Johnson, Kodak,Motorola e Texas Instruments, tornando-se quase obrigatório para qualquer organização que deseje melhorar os seus produtos, serviços, processos e resultados.
Realizar o benchmarking é fundamental em indústrias competitivas, pois ele é o caminho para a vantagem competitiva.

1 Ideia Geral

Segundo Araujo (2009, p. 197) o benchmarking é uma tecnologia que fornece informações asorganizações para que ajudem na longa trajetória da busca pela qualidade. Esta tecnologia tem como objetivo principal identificar e analisar as “melhores práticas de uma organização tida como número um de seu ramo ou setor, de seu país, ou até mesmo do mundo”.
Para Camp (1998) o benchmarking consiste na investigação de “novas idéias para métodos, práticas e processos” e utiliza-se dissopara obter superioridade. Para isso analisa o que se deve identificar, analisar e adaptar as melhores práticas da administração.
Vale ressaltar que o benchmarking, para ser efetivo, não visa apenas copiar dos melhores, mas sim entender o contexto em que estão atuando a sua organização e a organização que lhe serve de modelo para que haja adaptação das práticas a serem incorporadas.
Énecessário, pois, analisar que, na visão de Camp, este processo é uma atividade pró-ativa, ou seja, parte do princípio que a organização tome a iniciativa de desenvolver essa atividade e não espere que as informações apareçam repentinamente sem esforço algum. Além disso, é muito positiva, pois promove mudanças que geram desenvolvimento organizacional e o ganho de competitividade.

2 Conceito...
tracking img