Beleza e estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇOS

Setembro/2011

O MERCADO DE BELEZA E ESTÉTICA

“O perfil de consumo mudou significativamente e salões de beleza são frequentados por todos os tipos de consumidores, independentemente de sua classe social, opção religiosa, idade e sexo.”

Oportunidades & Negócios
Nos últimos anos, a atividade dos salões de beleza vem se desenvolvendo de forma acentuada. Em boa parte por contadas mudanças da sociedade e da necessidade das pessoas estarem sempre bem apresentadas e saudáveis. Isso é facilitado pelo aumento da renda e da disponibilidade para gastos anteriormente considerados não essenciais. O perfil de consumo mudou significativamente e salões de beleza são frequentados por todos os tipos de consumidores, independentemente de sua classe social, opção religiosa, idade esexo. Nesse sentido, as atividades do salão de beleza foram agregando cada vez mais serviços, saindo do corte de cabelo e tratamento de unhas para um universo de atividades bem mais amplo. Agora a população está utilizando com muito mais frequência tratamentos estéticos, tingimentos, depilação, podologia, tratamentos capilares completos, esteticistas, etc. Esse cenário mostra uma diversidade maiordos serviços, uso de tecnologias cada vez mais avançadas e a venda de produtos voltados para o setor de beleza e moda. A inovação e a criatividade em produtos, serviços e atendimento vem fazendo a diferença. O conceito de salão de beleza passa a incluir não só preocupações com a beleza, mas também e principalmente com a saúde das pessoas. A tendência positiva do setor é referenciada por uma série deinformativos, dentre eles a revista eletrônica Fator Brasil, com diversos dados divulgados em maio de 2009, identificando os hábitos de consumo do brasileiro e o seu respectivo comportamento diante da crise financeira ocorrida em 2008 e início de 2009. Na pesquisa, os consumidores responderam a uma pergunta direta sobre a alteração de seus hábitos de consumo frente ao momento de crise, indicandose tais hábitos seriam alterados ou não. O resultado encontra-se abaixo. •Tv assinatura / Internet 18,4% (2008) 81,6% (2009) •Tratamento médico 19,7% (2008) 80,3% (2009) •Alimentação 38,3% (2008) 61,7% (2009) •Compra de bens 46,5% (2008) 53,5% (2009) •Beleza / Saúde estética 49% (2008) 51% (2009)
Fonte: GfK - Revista Fator Brasil. A pesquisa foi realizada em 12 capitais, com um público deaproximadamente mil pessoas dos segmentos de renda A, B, C e D.

“O conceito de

salão de beleza passa a incluir não só preocupações com a beleza, mas também e principalmente com a saúde das pessoas.”

Oportunidades & Negócios
Os dados apresentados mostram que 51% dos consumidores manteriam seus gastos e seu comportamento de consumo anterior com relação ao setor de beleza e estética, indicando aimportância e o valor que os consumidores dão à manutenção de uma boa apresentação e imagem. Sob a ótica do consumo, os dados atuais mostram o seguinte perfil para o consumidor dos produtos fornecidos nos salões de beleza: (Fonte: Sebrae/SP) •Está disposto a experimentar novidades - 22% •Busca agilidade no atendimento - 24% •É crítico e observador - 20% •É suscetível ao preço - 18% É importanteobservar que, em relação ao perfil de cliente suscetível ao preço, na realidade, quando um cliente toma decisões baseadas em preço, ele está pensando em uma relação entre qualidade e preço (ou custo/benefício). Não se deve estabelecer preços e sim valor. O cliente deseja levar o máximo possível pagando o mínimo necessário. O proprietário do salão de beleza pode atender a este perfil fazendo com quea percepção sobre a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aumente, permitindose manter o preço e, em muitos casos, até aumentálo, garantindo-se a clientela; ocorre que essa clientela perceberá que cada centavo gasto foi compensado pelo conjunto dos serviços prestados. Não é viável baixar os preços, pois a redução da receita tende a piorar o atendimento no futuro. A partir desses dados, é...
tracking img