Estetica e consmo- padroes de beleza

915 palavras 4 páginas
ESTÉTICA E CONSUMO
A busca pelo corpo sensual ideal é interminável, alimentando a economia do consumo e adequando as imagens de corpo sexy ao modelo social em que a sociedade contemporânea vive. O corpo ideal é líquido como a sociedade de consumo. E a sociedade continuará a desejá-lo eternamente.
Agatão diz que o desejo é ligado a tudo o que é belo e jovem, e que foge da deformidade e da velhice. Se observarmos as imagens de corpo expostas em capas de revistas, programas televisivos e afins, percebemos sem muita dificuldade que a perspectiva de Agatão faz sentido em nossa sociedade. Os corpos sensuais da mídia são geralmente magros, sem pelos, evitando ao máximo quaisquer sinais de velhice - como rugas e manchas na pele - ou deformidades. A juventude parece significar beleza, e ambos parecem ser sinônimo daquilo que deve ser desejado.
O corpo é um dos objetos mais utilizados pela mídia. Imagens do corpo humano povoam os conteúdos disseminados por todos os produtos da mídia: os corpos dos participantes do Big Brother expostos diariamente via televisão, das celebridades na coluna social de um jornal ou então de modelos em propagandas. E tais corpos estão inseridos na dinâmica mercadológica. Ou seja, as imagens de corpo encontradas na mídia são carregadas de atributos aspiracionais. Representam corpos ideais. Em outras palavras: corpos que habitam a imaginação e as ideias dos indivíduos. São, portanto, representações ideais.
Corpos de todos os tipos. Crianças, jovens, idosos, femininos e masculinos. Mas um tipo que se destaca e chama peculiarmente a atenção é o sexy. Entendemos por sexy aquelas imagens de corpo que apelam aos desejos sexuais dos indivíduos em uma determinada sociedade. E tais imagens estão, certamente, entre as mais utilizadas e, consequentemente, as mais vendidas. As duas revistas femininas mais vendidas do país, Nova e Claudia, são publicações em que grande parte do conteúdo é composta por orientações sobre usos e condutas do corpo, com o

Relacionados

  • andre
    2479 palavras | 10 páginas
  • Livro: Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais
    172079 palavras | 689 páginas