Beleza criadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A beleza criadora em sua feroz melancolia
Trinta anos após sua morte, Tennessee Williams segue no imaginário dos Estados Unidos, como testemunham a reedição de seus livros e a volta exitosa de 'Gata em Teto de Zinco Quente' ao palco
08 de fevereiro de 2013 | 23h 27
* Notícia
* -------------------------------------------------
 
-------------------------------------------------
 -------------------------------------------------
A+ A-
* -------------------------------------------------
Assine a Newsletter
* -------------------------------------------------

* -------------------------------------------------

Danubio Torres Fierro
"Vocês", escreve Tennessee Williams (26/3/1911 -25/2/1983), "pertencem em grande parte a algo que proporciona uma influênciaestabilizadora, uma existência segura: uma família, uma posição social, um emprego em alguma instituição. Eu, vivo como um cigano, sou um fugitivo." Mais adiante acrescenta: "Eu me considero decididamente singular". As duas afirmações assinalam os extremos entre os quais Williams oscilou. Por suas origens (classe média baixa do Mississippi) e inclinações (homossexual declarado que buscava amizadesna vida boêmia), situou-se entre pessoas comuns e se quis anônimo, e, por sua ambição artística, por sua instrumentalização dessa ambição, foi um divo - parente dos deuses - e poderoso.

Sara Krulwich/The New York Times
A atriz Scarlett Johansson no papel de Maggie, na montagem de 'Gata em Teto de Zinco Quente'
Ampliando mais essas características, comprovaremos que ele se considerou vítima etransgressor. Apesar dos reiterados triunfos na carreira, ele foi tanto um quanto outro e nunca deixou de respirar por suas feridas não cicatrizadas. A morte, em 1983, talvez suicídio, não chegou para iluminar, e sim para ensombrecer mais uma passagem rutilante, na aparência. Cravando os dentes no imaginário americano, Williams deixou uma marca que continua profunda. O atual sucesso de Gata emTeto de Zinco Quente(Cat on a Hot Tin Roof), em Nova York, com Scarlett Johansson como protagonista, parece testemunhá-lo.
Assim como testemunham as reedições de suas Memórias (Memoirs, New Directions) e do romance Moise e o Mundo da Razão (Moise and the World of Reason, Bantam Books). Tanto as memórias quanto o romance, com tradução em português, são uma prova do constante vaivém social e vitalde Williams, e aparecem alimentadas por um egocentrismo engrandecido, próprio do homem de teatro e frequentador de atores.
Cada página dessas obras, que, lidas juntas revelam um sistema de vasos comunicantes e uma convergência de propósitos, está marcada por uma encenação com arguto senso dos recursos e efeitos dramáticos, e uma, digamos, mania de grandeza que anda de braço dado, aqui e ali, coma queixa, quase nunca de autocomiseração, consciente das renúncias que a vida impõe - sobretudo uma vida fora da norma - à medida que vai se desenrolando.
Explico: por um lado, Moise é um romance que é uma autobiografia mal dissimulada de sua juventude até os 30 anos, e, por outro, as Memórias são a narração de um ciclo perfeito, concluído. É por isso que os livros se complementam e, vistoscomo conjunto, oferecem um retrato único. O que não surpreende. Williams, que foi tão prolífico, reiterou em suas obras teatrais, na narrativa, e em suas adaptações cinematográficas um único universo pessoal, que se ancora em uma mitologia própria e se afirma mediante obsessões recorrentes.
Nesse sentido, quem se atreve a discernir as diferenças entre as mulheres e os homens do seu repertório,todos transformados na memória de uma mesma criatura recalcitrante? Quem lembra, com clareza, enredos que correm, quase por obsessão, paralelamente a uma intenção regida por uma idêntica retórica exaltada? E, por fim, quem não descobre no vasto elenco de personagens principais de Williams uma criatura encurralada pelo destino, que se pretendia independente e é obrigada a buscar um refúgio que acaba...
tracking img