Behavorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BEHAVIORISMO E COMPORTAMENTO

(Texto adaptado do capítulo 3 do livro de BOCK et allii. Psicologias. (op.cit))

O behaviorismo (ou comportamentalismo), inaugurado por John Watson em 1913, tomou como base o funcionalismo, o método experimental e o condicionamento de Pavlov e o associacionismo para construir seu saber.
Ao propor o comportamento como o objeto da psicologia, James Watson queriadar a essa ciência um status de cientificidade para a época, a fim de romper de vez com a filosofia. De fato, Watson buscava construir uma psicologia com método experimental e analítico, sem alma ou mente, que pudesse prever e controlar. O comportamento pareceu-lhe perfeito para isso, já que ele podia ser mensurado, observado e era capaz de sofrer experimentos reproduzíveis. Além disso, Watsonconsiderava que o comportamento devia ser estudado a partir de uma perspectiva funcionalista, isto é, como função de certas variáveis do meio. A idéia central era a de que certos estímulos levam o organismo a dar algumas respostas para se adaptar ao meio, através de equipamentos hereditários e da formação de hábitos.
Hoje em dia, o comportamento não é mais entendido como uma ação isolada doindivíduo, tal como Watson o pensava, mas sim como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde a sua ação ocorre.
O mais importante behaviorista depois de Watson foi B. F. Skinner, que buscou trabalhar com o comportamento operante, através de uma filosofia da ciência do comportamento, que ele chamou de behaviorismo radical, que visa sua análise experimental. Para entendermos o que éo comportamento operante, precisamos antes ir a Watson e introduzir as noções de comportamento reflexo. É o que vamos ver agora.
O comportamento respondente
O comportamento reflexo ou respondente é o que conhecemos como não-voluntário e inclui as respostas não condicionadas. Como exemplo, podemos citar a contração das pupilas, a salivação, arrepio, etc. Tais comportamentos são respostasincondicionadas diante de certos estímulos ambientais e “naturais”. Mas também podem ser provocadas por estímulos novos que inicialmente não produziam respostas em determinado organismo. Quando tais estímulos são pareados com estímulos eliciadores podem, em certas ocasiões, eliciar respostas semelhantes. A essas novas interações chamamos de reflexos, que são agora condicionados devido a uma história depareamento, o qual levou o organismo a responder a estímulos que originalmente não respondia. Assim, transformam-se estímulos não-condicionados em estímulos condicionados. Como exemplo, podemos falar do experimento de Pavlov com a salivação do cão e transpor tais resultados para o organismo humano.

O comportamento operante

Tal comportamento abrange a maior parte das atividades humanas,inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. Assim, escrever cartas, chamar um táxi, tocar instrumentos são exemplos de comportamento operante. Como um bom exemplo de tais conceitos, vamos lembrar de um experimento muito conhecido feito com ratos de laboratórios para auxiliar na construção das leiscomportamentais propostas por Skinner.
Um ratinho, ao sentir sede em seu habitat, tende a manifestar um comportamento que satisfaça sua necessidade. Assim, se deixarmos este rato privado de água por 24 horas, ele certamente apresentará o comportamento de beber água quando tiver sede. Sabendo disso, os pesquisadores resolveram fazer um controle experimental de tal evento.
Um ratinho foi posto na caixade Skinner – um recipiente fechado onde havia apenas uma barra. Tal barra, ao ser pressionada pelo rato, acionava a descida de uma gota de água. Que reposta se esperava do rato? Que ele pressionasse a barra. E isso aconteceu por acaso pela primeira vez. Por ter obtido água ao encostar-se à barra quando sentia sede, constatou-se a alta probabilidade de que, estando em situação semelhante, o...
tracking img