Trabalho sobre redes wifi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da telecomunicação juntamente e da informática aliada a uma crescente necessidade das pessoas se manterem informadas, tem motivado cada vez o desenvolvimento das redes sem fio.
O crescimento das redes sem fio em conjunto com a informática tem como objetivo atender necessidades, tais como: serviços celulares, redes sem fio, transmissões de dados via satélite,etc.
Devido a esse desenvolvimento somado a mobilidade dos computadores novos problemas também apareceram: nas redes de computadores, sistemas operacionais, sistemas de informações e outros.

2 CONCEITOS IMPORTANTES

Espectro Eletromagnético

Quando os elétrons se movimentam, são geradas ondas eletromagnéticas que se propagam no ar. Essas ondas têm três características básicas, são elas:amplitude, freqüência e fase.

Amplitude

É a medida da altura da onda, voltagem positiva ou negativa, também definida como altura da crista da onda.

Freqüência

Número de cristas ou ciclos por segundo, medido em Hz, 1 ciclo corresponde a 1 Hz.

Fase

É o angulo de inflexão da onda em um ponto específico no tempo, medida em graus. Como acontece uma comunicação sem fio
Em um circuitoelétrico, após se instalar uma antena de tamanho apropriado, as ondas eletromagnéticas podem ser transmitidas e recebidas a uma distância bastante razoável por um receptor.
Sabendo-se a freqüência e o comprimento de onda das ondas eletromagnéticas, pode-se definir varias zonas, existido a possibilidade das zonas se sobreporem.


Figura 2 – Espectro Eletromagnético

Distribuição das FaixasTabela

Características das zonas de espectro utilizadas na transmissão de dados
O rádio, a microonda e o raio infra vermelho podem ser utilizados para transmitirem informações deste quando, se possa modular a freqüência , a amplitude ou a fase das ondas. Pode–se observar que a luz ultra-violeta, o raio X e o raio gama, possuem freqüências mais altas, mas que não podem ser utilizados devido adificuldade de se produzir e modular, e ainda não se propagarem através dos prédios e também serem perigosos para os seres vivos.

Ondas de Rádio

São produzidas freqüentemente por circuitos eletrônicos e podem percorrer longas distâncias e facilmente podem entrar em prédios, são utilizadas na comunicação, tanto em ambientes abertos e fechados de uma forma bem ampla.

Características detransmissão de dados através de rádio

• Usadas normalmente nas faixas UHF e VHF para que, com maior velocidade possa diminuir a interferência .

• As ondas são onidirecionais, ou seja as ondas percorre todas as direções, isto significa que o emissor e o receptor não necessariamente deverão estar alinhados.

• Devido as ondas de rádio percorrem longas distâncias, existe a possibilidade de ocorrerinterferências entre os usuários por esta causa os governo exercem um rígido controle sobre os transmissores de rádio.

• Para que uma transmissão tenha êxito é necessário que se observe requisitos importantes como: potência de transmissão e mínima distorção da propagação do sinal .

Infravermelho

É subdividido em três regiões a região do infravermelho no espectro:

IR próximo (780 – 2500nm )IR Intermediário (2500 - 5000nm)
IR longínquo (50000nm – 1mm)

Principais características da transmissão de dados por infravermelho:

• Ondas infravermelhas não atravessam objetos sólidos

• Assumem comportamento parecido com o da luz, quando se desloca do rádio de onda longa e vai em direção à luz visível, perdendo as características de rádio.

• Um sistema infravermelho num ambientefechado, não interfere em outro, instalado em numa sala ao lado, por esse motivo não precisa de autorização do governo para operar.

• Em ambientes abertos a comunicação infravermelha é inviável devido o sol enviar radiação infravermelha.

Microondas

As microondas tem como fonte de radiação os circuitos eletrônicos.

Principais características da transmissão de dados por micriondas:...
tracking img