Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões sobre o Behaviorismo
1. Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?
R: O fundador do é John B. Watson e as denominações dessa tendência teórica são comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento e análise do comportamento.
2. Para os behavioristas, qual é o objeto da Psicologia e como é caracterizado?R: O objeto da psicologia é o comportamento e é caracterizado como um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
3. Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?
R: O Behaviorismo estuda as interações do indivíduo com o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
4. Qual o maisimportante teórico do Behaviorismo?
R: É B. F. Skinner (1904-1990)
5. O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos.
R: O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de “não-voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente. Como exemplo, podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre osolhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas “lágrimas de cebola” etc.

6. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplo.
R: São interações estimulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas nas quais certos eventos ambientais eliciam certas respostas do organismo que depende de“aprendizagem”. Exemplo: suponha que, numa sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada numa vasilha de água gelada. A temperatura da mão cairá rapidamente devido ao encolhimento ou constrição dos vasos sangüíneos, caracterizando o comportamento como respondente. Esse comportamento será acompanhado de uma modificação semelhante, e mais facilmente mensurável, na mão esquerda, onde a constriçãovascular também será induzida. Suponha, agora, que a sua mão direita seja mergulhada na água gelada um certo número de vezes, em intervalos de três ou quatro minutos, e que você ouça uma campainha pouco antes de cada imersão. Lá pelo vigésimo pareamento do som da campainha com a água fria, a mudança de temperatura nas mãos poderá ser eliciada apenas pelo som, isto é, sem necessidade de imergir uma dasmãos. Então, a água é um estímulo incondicionado, e o som, um estímulo condicionado.

7. O que é comportamento operante? Dê exemplos.
R: O comportamento operante abrange um leque amplo da atividade humana — dos comportamentos do bebê de balbuciar, de agarrar objetos e de olhar os enfeites do berço aos mais sofisticados, apresentados pelo adulto. Exemplos: fazer uma leitura de um livro, escreveruma carta, chamar o táxi com um gesto de mão, tocar um instrumento, etc.

8. Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplo.
R: O comportamento operante refere-se à interação sujeito-ambiente. Nessa interação, chama-se de relação fundamental à relação entre a ação do indivíduo (a emissão da resposta) e as conseqüências. É considerada fundamental porque o organismo se comporta(emitindo esta ou aquela resposta), sua ação produz uma alteração ambiental (uma conseqüência) que, por sua vez, retroage sobre o sujeito, alterando a probabilidade futura de ocorrência. Assim, agimos ou operamos sobre o mundo em função das conseqüências criadas pela nossa ação. As conseqüências da resposta são as variáveis de controle mais relevantes. Exemplos: dançar para estar próximo do corpo dooutro, mexer com uma garota para receber seu olhar, abrir uma janela para entrar a luz etc.

9. O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê um exemplo para cada caso.
R: Reforço é toda conseqüência que seguindo uma resposta altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.
Reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Exemplo:...
tracking img