Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O nome behaviorismo foi iniciado por John B. Watson. O termo inglês behavior é traduzido como “comportamento”. Para denominar essa escola teórica, usamos os seguintes termos: Behaviorismo, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.
Como objeto da Psicologia, Watson postulou o comportamento, dava a estaciência a consistência que os psicólogos que viviam na época estavam à busca – um objeto mensurável e observável, que seus experimentos poderiam ser reproduzidos em variadas condições e sujeitos. Tais características tiveram um alto grau de importância para a Psicologia alcançasse o status de ciência, abandonando assim o status aprisionado de filosofia.
Watson também defendia que o comportamentodeveria ser estudado como função de certas variáveis do meio, uma perspectiva denominada de funcionalista para a Psicologia.
Alguns estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas, e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio da formação de hábitos e por meio de equipamentos hereditários.
O behaviorismo colocou o comportamento como objeto de estudo,mas apesar disso, desde Watson o sentido desse termo foi sendo modificado. Atualmente, o comportamento não é entendido como uma ação isolado de um sujeito, e sim como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu ‘fazer’ acontece. Assim, o estudo do Behaviorismo dedica-se ao estudos das interações entre o ambiente e o indivíduo; entre as ações do indivíduo (suas respostas)e o ambiente (as estimulações).
Os termos “respostas” e “estímulos” referem-se àquilo que o organismo faz e as variáveis ambientais que interagem com o sujeito.

Behaviorismo
O sistema de Psicologia objetiva que foi denominado por John B. Watson, seu fundador, é a mais influente e controvertida de todas as escolas americanas. Watson tinha dois interesses principais: um positivo e um negativo.Positivo: Psicologia completamente objetiva; desejava aplicar as técnicas e princípios da psicologia Animal e recebeu o nome de Behaviorismo Metodológico.
Negativo: Traduzida em suas invectivas contra os conceitos mentalistas em Psicologia; protestou contra a Psicologia de Titchener e o Funcionalismo de Angell e constituiu o Behaviorismo Metafísico.

Psicologia animal
Nasce mais ou menosdiretamente da teoria evolucionária. Darwin ofereceu exemplos baseados em observações sobre animais, como: franzir os lábios que caracterizaria o homem com expressão de desprezo é equivalente ao gesto de arreganhar os dentes caninos nos animais enraivecidos.
Nos E.U.A. Thorndike realizava experimentos com animais. Yerkes pesquisou com tartarugas, caranguejos, rãs, camundongos, pombos, porcos, macacose homens. Em 1900, W. S. Small inventou o primeiro labirinto para ratos. O rato albino adaptou-se tão bem a ser estudado em labirinto que, desde então, tem sido o animal de laboratório mais importante da psicologia. Depois, tornou-se claro que o rato se adaptava bem à vida na caixa de Skinner.

A fundação: John B. Watson
John Broadus Watson (1878-1958) nasceu na Carolina do Sul e diplomou-seda Universidade de Furman 1900. Sua dissertação para o seu doutorado baseou-se, portanto, em sujeitos animais. Em 1908, Watson aceitou um cargo de professor de psicologia na Universidade Johns Hopkins. Em 1914, publicou seu 1º livro- Behavior: An Introduction to Comparative Psychology. Em 1919, publicou Psychology from the Standpoint of a Behaviorist. Watson opinava que, como disciplina científica,a psicologia precisava romper completamente com o passado.
Behaviorismo watsoniano: critérios sistemáticos
DEFINIÇÃO DE PSICOLOGIA
Para Watson, a psicologia era (1929) “aquela divisão da ciência natural que toma o comportamento humano- as ações e as verbalizações, tanto aprendidas como não-aprendidas das pessoas como seu objeto de estudo”. Não há necessidade alguma de mencionar a vida...
tracking img