Exercicio revoltas no rio de janeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIO DO TEXTO: "REVOLTAS NO RIO DE JANEIRO"

QUESTÕES:

1- Resuma o contexto do Rio de Janeiro no início da século XX.

O Rio de Janeiro, no início do século XX, possuía uma situaçãoprecária. A população sofria com graves problemas sócias, falta de um sistema eficiente de saneamento básico. Que desencadeava constantes epidemias, como a febre amarela, peste bubônica e varíola. Apopulação de baixa renda, que morava em habitações precárias, era a principal vítima deste contexto.
Diante da situação o presidente Rodrigues Alves viabilizou a prática um projeto de saneamentobásico e reurbanização do centro da cidade. O médico e sanitarista Oswaldo Cruz foi designado pelo presidente para ser o chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, com o objetivo de melhorar ascondições sanitárias da cidade.
A campanha de vacinação foi obrigatória e colocada em prática em novembro de 1904. Porém apesar da boa intenção, ela foi aplicada de forma autoritária e violenta. Os agentessanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoas à força, provocando revolta nas pessoas. A falta de informação da época sobre os benefícios traziam essa revolta que aumentava a cada dia,impulsionada também pela crise econômica (desemprego, inflação e alto custo de vida) e a reforma urbana que retirou a população pobre do centro da cidade, derrubando vários cortiços e outros tipos dehabitações mais simples.
As manifestações populares e conflitos espalham-se pelas ruas da capital brasileira. Populares destroem bondes, apedrejam prédios públicos e espalham a desordem pela cidade. Em 16 denovembro de 1904, o presidente Rodrigues Alves revoga a lei da vacinação obrigatória, colocando nas ruas o exército, a marinha e a polícia para acabar com os tumultos. Em poucos dias a cidade voltavaa calma e a ordem.

2- Quais medidas eram necessárias à época, para a transformação do Rio de
Janeiro na "capital do progesso"?

Isso implicou tomar decisões e medidas enérgicas no...
tracking img