Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO – BEHAVIORISMO
Realização de pesquisas, análises, discursões e elaboração de conteúdo relacionado à disciplina.





SANTOS – SP
2012









INTRODUÇÃO

Este conteúdo acadêmico visa incorporar um melhor entendimento do que é o behaviorismo, passando pela eloquência do fundador do comportamentalismo e fundador do termo abordado “behaviorismo - John B. Watson”, natentativa de uma melhor abordagem das vertentes do tema onde Pavlov e B. F. Skinner contribuem para construir importante teoria.













ORIGEM
John B. Watson nasceu numa fazenda perto de Greenvifle, Carolina do Sul, onde frequentou os primeiros anos de estudos em uma escola que possuía apenas uma sala. Sua mãe era extremamente religiosa, e o seu pai, exatamente o oposto. Ovelho Watson bebia bastante, era dado à violência e teve várias relações extraconjugais. Como o pai de Watson nunca passava muito tempo num emprego, a família vivia à beira da pobreza, mal subsistindo com o produto da fazenda. Embora sua carreira acadêmica tenha sido breve, John B. Watson, o fundador do comportamentalismo, foi fundamental na elaboração de uma psicologia objetiva, livre do mentalismo,e com o mesmo grau de cientificidade da física, Na infância e na juventude, Watson foi descrito como um delinqüente. Ele mesmo dizia ser preguiçoso e insubordinado, e nunca foi além da média necessária para passar de ano na escola. Seus professores o consideravam indolente, insolente e, às vezes, incontrolável. Ele se envolvia em brigas e foi preso duas vezes. Contudo aos 16 anos matriculou-se naFurman University em Greenville, onde completou o mestrado em 1899 mas nessa data sua mãe faleceu, o libertando da promessa que havia feito de que se tornaria pastor, assim partiu para a universidade de Chicago. Teve vários empregos e perto de terminar os estudos de pós-graduação começou a sofrer ataques profundos de ansiedade. Em 1903, com 25 anos completou o doutorado sendo o mais jovem nahistória da universidade de Chicago a obter o Ph.D. Naquele ano Watson casou-se com umas de suas alunas Maty Ickes de 19 anos pertencente a uma família importante. Em 1908 recebeu uma proposta para lecionar na John Hopkis University em Baltimore , embora relutasse em deixar Chicago acabou aceitando afinal não deixaria passar a oportunidade de dirigir o laboratório. O psicólogo que lhe haviaoferecido o emprego James Mark Baldwin foi obrigado a pedir demissão um ano depois da chegada de Watson por causa de um escândalo, em uma batida policial foi flagrado numa casa de prostituição. Watson acabou tornando-se responsável pelo departamento de psicologia e editor de uma revista. Assim, aos trinta e um anos, Watson era uma figura central da psicologia americana. Watson começou a pensar seriamentesobre uma abordagem mais objetiva para a psicologia por volta de 1903 e expressou suas idéias publicamente, pela primeira vez, em 1908, durante uma palestra em Yale. Quatro anos depois, a convite de Cattell, voltou a falar do assunto numa série de conferências na Universidade Colúmbia. No ano seguinte, 1913, publicou seu famoso manifesto na Psychological Review (Watson, 1913), lançandooficialmente o comportamentalismo.
Em 1920, Watson se apaixonou por Rosalie Rayner, sua assistente, que tinha a metade da sua idade, Watson lhe escrevia cartas, cientificamente falando ardentes de paixão, que foram encontradas pela esposa. Durante o escandaloso processo de divórcio trechos das cartas eram publicados no jornal. Assim chegava ao fim a carreira acadêmica de Watson sendo forçado ademitir-se da Johns Hopkins. Nunca mais pôde assumir integralmente outra posição acadêmica. Watson começou uma segunda carreira profissional como psicólogo aplicado no campo da publicidade. .Graças à aplicação dos princípios de sua psicologia comportamentalista, Watson exerceu um forte impacto sobre a publicidade norte-americana. Depois de 1920, seu contato com a psicologia acadêmica foi, é claro,...
tracking img