Behaviorismo e bullying: um ensaio sobre comportamento animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS FACVEST

DIEGO NATUZAEL RIBEIRO



















BEHAVIORISMO E BULLYING: UM ENSAIO SOBRE COMPORTAMENTO ANIMALLAGES

2011

DIEGO NATUZAEL RIBEIRO

























BEHAVIORISMO E BULLYING: UM ENSAIO SOBRE COMPORTAMENTO ANIMALEnsaio apresentado ao professor da disciplina de Psicologia Comportamental Cognitiva pelo acadêmico Diego Natuzael Ribeiro, da 5° fase do curso de Psicologia, das Faculdades IntegradasFacvest.















LAGES

2011


BEHAVIORISMO E BULLYING: UM ENSAIO SOBRE COMPORTAMENTO ANIMAL



Escrever sobre behaviorismo é escrever sobre uma linha de raciocínio queimplica em estudar os padrões de comportamento, mais do que estudar sobre pensamentos e sentimentos. A teoria de que nosso comportamento é estimulado ou inibido pela maneira como a sociedade ocompreende, e pela forma como nós mesmos os compreendemos é bastante interessante quando nos identificamos como animais.

Ora, um leão precisa impor-se ao seu grupo para assegurar sua majestade. Assim, domacho alfa são aceitáveis atitudes que de outros leões não são. A sociedade a qual este animal pertence, de certa maneira, aceita e estimula tais ações que o asseguram no comando. Imaginemos um outroanimal, o macaco, por exemplo. Todo o grupo de macacos de uma determinada região segue o macaco mais forte, não o mais solidário. Assim, se para que o macaco chefe se mantenha no poder, algunsprimatas de menor força e menor agilidade precisarem ser “sacrificados”, “rechaçados” pelo líder, tudo bem. Inclusive, o grupo não só concorda, mas acaba por reafirmar sua habilidade de ser o mais forte.Essas brigas por poder, por status são conhecidas em várias espécies animais. Todas (quase todas) tem um indivíduo, um componente do grupo que se entende, ou que é entendido pelo grupo como o...
tracking img