Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O ambiente escolar pode ser considerado como uma fonte, direta e constante, de influência no desenvolvimento das crianças na medida em que elas passam boa parte de sua vida na escola. Conforme Tavares (2011), a escola é um dos contextos sociais voltados ao estímulo das habilidades intelectuais e sociais, além da aprendizagem de importantes conhecimentos produzidos pelasociedade. Assim, a escola constitui espaço privilegiado de ensino/aprendizagem bem como de interação social.
Entretanto, as interações sociais na escola não acontecem apenas de forma positiva. No âmbito escolar estão envolvidos os mais variados atores da sociedade gerando um contexto heterogênio, plural e complexo e, abrindo espaço para que a escola seja também palco de manifestação da violência.Essa é, portanto, uma temática que tem sido alvo de preocupação crescente, especialmente nas últimas décadas seja por parte de educadores quanto pela comunidade científica. Dentre os diferentes tipos de violência existentes no ambiente escolar, quer verbal, simbólica, racial, psicológica ou outras, há uma que tem despertado atenção: o fenômeno conhecido como bullying. Tal despertar ocorredevido aos elevados riscos que essa forma de violência acarreta para vítimas e agressores, sendo considerado um problema de saúde pública (Fante, 2005; Lopes Neto, 2005).
Bullying é um tipo específico de violência entre pares, caracterizado como abuso de poder continuado ao longo do tempo, com a clara intenção de afligir, intimidar e agredir outra pessoa no convívio permanente em locaiscoletivos, ocorrendo preferencialmente, mas não exclusivamente, na escola (Tavares, 2011). É considerado um forte fator de interferência negativa para o desenvolvimento, uma vez que desorganiza as referências pessoais das pessoas envolvidas (autoestima, autoimagem, autoconceito). Lopes Neto (2005) assinala que quanto mais jovem for a criança frequentemente agredida, maior será o risco de apresentarproblemas associados a comportamentos antissociais quando adulto.
Embora existam outras expressões para descrever este fenômeno, como vitimização entre pares, há uma dificuldade terminológica e de conotações envolvendo este tipo de violência, o que pode gerar confusões no estudo do tema. Em algumas pesquisas os diferentes termos se equivalem na descrição do fenômeno e em outras, asconcepções se diferenciam, apresentando peculiaridades. Dessa forma, o termo bullying é o mais utilizado na bibliografia para descrever violência entre pares.
O estudo do bullying vem crescendo desde a década de 80, principalmente na área do estudo epidemiológico e de programas de intervenção nas escolas. As pesquisas têm demonstrado, de uma forma geral, que a agressividade entre os estudantes é umfenômeno mundial, embora a percepção de sua ocorrência enquanto manifestação de violência pela comunidade escolar, pais e sociedade seja baixa (Tavares, 2011). Como apontam Sousa, Pereira e Lourenço (2011), comumente o fenômeno bullying é identificado como meras brincadeiras, como algo que faz parte do momento da criança. Porém, Fante (2005) ressalta que o bullying é uma realidade bem presente nocotidiano escolar, muitas vezes de forma mascarada entre os comportamentos das crianças.
Nesta perspectiva, cabe à Psicologia Escolar intervir no enfrentamento e prevenção do bullying. Segundo Freire e Aires (2012), o psicólogo é o profissional apto para realizar um trabalho de prevenção e enfrentamento do problema, colaborando com a escola na construção de espaços e relações mais saudáveis.Para tanto, ressaltam que é necessário compreender o fenômeno a partir de uma visão ecológica, tomando-o como algo que engloba aspectos sociais, escolares, familiares e individuais.
Assim sendo, o presente trabalho busca abordar a temática bullying no contexto escolar através de sua caracterização (definição, papeis sociais envolvidos, formas de manifestação, percepções sobre suas...
tracking img