Behaviorismo – estudo do comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto produzido para a disciplina de Psicologia
Professora Monique Färber
Com Base na obra:
BOCK, A M. B. et all – Psicologias- uma introdução ao estudo de psicologia. 8ed, São Paulo: Saraiva,1995.

Behaviorismo – Estudo do Comportamento
Deriva do termo em inglês – behavior: comportamento.
Essa tendência teórica também pode ser chamada de
• Comportamentalismo; Teoria Comportamental;Análise Experimental do Comportamento ou Análise do Comportamento.
Seu objeto de estudo – o comportamento (status de ciência; rompimento com a filosofia) Psicologia sem alma e sem mente, livre demétodos subjetivos.
O Comportamentalismo estuda: as interações entre indivíduo com o seu meio, seu ambiente. Sendo o homem produtor destas interações.
Nomes importantes – John Watson e B. F. Skinner.Principais definições do Comportamentalismo:
1. COMPORTAMENTO RESPONDENTE – é o comportamento espontâneo, reflexo ou não voluntário, após um estímulo do ambiente e que portanto, não requeraprendizagem. Por exemplo: contração das pupilas quando uma luz forte incide nossos olhos; salivação provocada por uma gota de limão na ponta da língua, “lágrimas de cebola”, etc.
2. COMPORTAMENTO OPERANTE – éaquele comportamento que opera sobre o mundo e que, portanto modifica o meio, qualquer ação humana voluntária. Por exemplo: copiar a matéria do quadro, conversar com o colega, responder a chamada,sentar-se, etc.
3. REFORÇAMENTO – O reforço positivo, sempre oferece alguma coisa ao organismo - água, alimento, afeto, dinheiro, aprovação social, etc. e desta forma, o comportamento desejado vai sendorepetido de maneira mais intensa.
4. EXTINÇÃO – é um procedimento no qual a resposta deixa de ser reforçada abruptamente, como conseqüência a resposta diminuirá sua freqüência ou deixará de existir.Por exemplo, um adolescente que se apaixona por uma menina e esta passa a ignorá-lo, a probabilidade é que ele desista da conquista.
5. PUNIÇÃO – o comportamento é punido imediatamente após ter...
tracking img