Beccaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARQUES DE BECCARIA
"Dos delitos e das penas" é uma obra que se insere no movimento filosófico e humanitário da segunda metade do século XVIII, ao qual pertencem os trabalhos dos Enciclopedistas,como Voltaire, Rousseau, Montesquieu e tantos outros.
Na época vigorava a tese de que as penas constituíam uma espécie de vingança coletiva; essa concepção havia induzido à aplicação de punições deconseqüências muito superiores e mais terríveis que os males produzidos pelos delitos. Apregoava-se e defendia-se a prática de torturas, penas de morte, prisões desumanas, banimentos, acusaçõessecretas.
Foi contra essa situação que se insurgiu Beccaria. Sua obra foi elogiada por intelectuais, religiosos e nobres (inclusive Catarina da Rússia). As críticas foram poucas, geralmente resultantes deinteresses egoísticos de magistrados e clérigos. A humanidade encontrava novos caminhos para garantir a igualdade e a justiça.
BIOGRAFIA DO AUTOR
CESARE BONESANA, marquês de Beccaria, nasceu em Milãono ano de 1738. Educado em Paris pelos jesuítas, entregou-se com entusiasmo ao estudo da literatura e das matemáticas. Muita influência exerceu na formação do seu espírito a leitura de Mostesquieu ede Helvétius. Desde então, todas as suas preocupações se voltaram para o estudo da filosofia.
Foi ele um dos fundadores da sociedade literária que se formou em Milão e que, inspirando-se no exemploda de Helvétius, divulgou os novos princípios da filosofia francesa. Além disso, a fim de divulgar na Itália as idéias novas, Beccaria fez parte da redação do jornal II Caffè, que apareceu de 1764 a1765.
Foi mais ou menos por essa época que, insurgindo-se contra as injustiças dos processos criminais em voga, Beccaria principiou a agitar com os seus amigos, entre os quais se destacavam os irmãosPietro e Alessandro Verri, os complexos problemas relacionados com a matéria penal. Assim teve origem o seu livro “Dei Delitti e delle Pene”. Receoso de perseguições, o autor mandou imprimir sua...
tracking img