Bebidas don

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bebidas Don

Surgimento

É no bairro do Sumarezinho que fica a Indústria de Bebidas Don. A marca, bem conhecida na região, começou a funcionar em novembro de 1964, e sempre esteve no mesmo local, no início da rua Adalberto Pajuaba.
A história da empresa começa com Zeniiti Okada, filho de japoneses, hoje com 78 anos. No início da década de 1960, ele trabalhava na Varig, e, como comissário debordo, vivia viajando.
Reilly Okada, 48, filho de Zeniiti, conta que o pai começou a procurar um país em que pudesse montar seu empreendimento.
Depois de escolher a cidade de Ribeirão Preto - um ponto estratégico na distribuição de bebidas, e que, naquela época, já tinha um grande potencial de crescimento - Zeniiti preferiu não bater de frente às grandes marcas.
Assim, nasceu seu primeiroproduto, um refrigerante com sabor de maçã.
O problema é que, na época, nem todo mundo tinha geladeira como hoje. Mas Zeniiti deu um jeito.
Segundo o filho, o empresário resolveu que a primeira bebida seria desenvolvida com pouco gás, justamente para manter o sabor mesmo em temperaturas maiores. Outro detalhe: eles entregavam a bebida com gelo, conforme a necessidade do cliente.
A dedicação e ainventividade do empresário garantiu o sucesso do refrigerante.

Mesma fórmula há 47 anos

Reilly Okada, filho do fundador da Don, é o atual administrador da empresa. Segundo ele, o que a Bebidas Don mais busca é o reconhecimento no mercado regional. "Sempre fizemos o possível para que o nosso produto fosse bem apreciado", diz o empresário.
Um exemplo disso é a permanência da fórmula para orefrigerante feito de maçã. "Foi o nosso primeiro produto, o carro chefe. Então, para conseguirmos fazer o vínculo com o passado de nossos consumidores, nunca mexemos na fórmula", afirma.
A empresa, claro, buscou novos sabores, e ampliou seu leque de produtos consideravelmente. "Hoje temos também refrigerantes à base de guaraná, laranja, limão, abacaxi, cola, uva e framboesa. Com diversos tamanhos deembalagens", diz Okada.
A empresa é exemplo que o desenvolvimento da comunidade traz um conjunto de benefícios. Assim como o Sumarezinho cresceu, a indústria da família Okada também.
A comunidade ribeirão-pretana aproveita os empregos e impostos gerados. Já a empresa de Zeniiti Okada teve as vantagens que procurava na regionalização da clientela.

Produtos
Quem experimenta o melhorrefrigerante regional do Brasil não o troca por nada. Nossa bebida não tem sabor de indústria. Tem gostinho de infância, de feira, de festa, de família, de amizade e de todos aqueles momentos que a gente nunca esquece.
Sabores Don: maçã, guaraná, laranja, limão, abacaxi, cola, uva e framboesa.

Famílias:
* Família PET 2 litros.
* Família PET 2 litros – sem açúcar.
* Família garrafa retornável600 ml.
* Família garrafa descartável 350 ml
* Família PET 600 ml + Água com gás 600 ml.
* Donzinha PET 250 ml.
* ChocoDon.
*
Como você pode ver além da tradicional Maçã Don, top of mind na categoria refrigerante regional, a Indústria de Bebidas Don é conhecida pela diversidade de sabores de refrigerantes, sucos e outros produtos que toda família adora.

Vendas edistribuição
A Indústria de Bebidas Don investe alto na área de vendas e distribuição. Com distribuidores cadastrados nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, Bebedouro, Barretos, São Carlos e Araraquara, o departamento de vendas e distribuição administra mapas, relatórios e metas comerciais. Através de um sistema on-line que integra seus distribuidores, a Indústria emite informações em tempo real de acordocom a necessidade de cada área de negócio. Tudo é rigorosamente monitorado e avaliado por indicadores de desempenho. Para aperfeiçoar e corrigir eventuais falhas, investimentos em pesquisas de mercado, tanto com o consumidor final quanto com os responsáveis pelos pontos-de-venda, são periodicamente realizadas.
Além disso, o mapeamento permite identificar regiões com demandas específicas,...
tracking img