Batalha espiritual e armas armas espirituais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1581 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A bíblia está repleta de alusões a batalhas, guerras, confrontos e conflitos entre indivíduos, grupos, nações, entre Deus e o homem, o cristão e a sua natureza carnal, a igreja e o mundo, a igreja e o diabo. Mas qual a causa desses conflitos internos e externos?
De acordo com as Sagradas Escrituras, a primeira batalha que ocorreu foi quando Lúcifer, um querubim ungido, encheu-se de orgulho e,presumindo que poderia ocupar o trono de Deus, promoveu um levante entre os anjos, mas foi expulso do céu com um terço dos rebeldes pelo Arcanjo Miguel, líder do Exército de Deus (Isaías 14: 12-20 / Ezequiel 28: 12-19 / Lucas 10: 18 / Apocalipse 12: 7-9).
Desde então, o adversário de Deus passou a atacar tudo que o Eterno criou, levando o ser humano, a “coroa da criação”, a queda numatentativa de subtrair a adoração e a obediência que é devida apenas ao Criador, atingir o coração dele e cumprir propósitos destruidores (Daniel 11: 21-45).
Logo então, todos temos conflitos, mas o conflito mais importante é o espiritual. É luta travada no plano espiritual. Não podemos vê-la, mas está ali. Não podemos tocá-la, mas suas conseqüências mexem na vida. É uma batalha pelas almas dos sereshumanos, e dela todos participamos. Travamos uma guerra em que não se usa armas humanas. A batalha é espiritual, e suas conseqüências, eternas.
O mundo em que vivemos não está ao lado de Deus. O sistema de poder e de riqueza do mundo opõe-se a Deus. Os cristãos tentam manter os princípios divinos em seu devido lugar, mas às vezes parece que se trava uma batalha perdida. O inimigo de nossasalmas é poderoso. Muitas pessoas encontram-se presas nas garras do inimigo.
Satanás usa muitos recursos para tentar vencer o povo de Deus. As doutrinas falsas podem derruir nossos alicerces. A dor física ou o sofrimento lembram-nos de que está batalha é muito real, mas em meio a toda confusão, os cristãos podem permanecer firmes. Os conflitos espirituais são reais, mas o poder de Deus podeganhar todas as batalhas, pode romper toda a fortaleza de Satanás. Não há força demasiado que Deus não possa vencer. Ele pode quebrar todas as cadeias do inimigo e assegurar a vitória a Igreja de Cristo diante das batalha.
Pelejemos então com armas de Deus, não carnais, criadas por nossos próprios esforços (2 Coríntios 10:4), mas com uma poderosa e eficaz “armadura” disponibilizada pelo Senhor, naqual protege a cada um de Seus “soldados” que combatem o bom combate da fé (Efésios 6: 13-17 / I Timóteo 6: 12 / II Timóteo 2: 1, 3-5 / I Pedro 5: 8). Pois não temos que lutar contra carne e sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Efésios 6: 12).
Em Efésios6.14-17, vemos que a armadura espiritual do cristão era composta de seis peças: o cinturão da verdade, a couraça da justiça, as sandálias da preparação do evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do espírito.
Mas o que representam essas peças?
Quando Paulo escreveu a carta aos irmãos em Éfeso, em torno de 60 a 63 d.C, estava preso. Refletindo acerca das batalhasespirituais pelas quais passava, inspirou-se no texto profético em Isaías 59.16-17 e viu a armadura usada pelos soldados romanos uma ótima ilustração para a proteção do crente espiritualmente ligado a Cristo. Paulo usou cada peça da armadura espiritual para representar em atributo do caráter de Jesus, que deve ser achado em cada cristão para a vitória contra o mal.

1) O cinturão da verdade: O cinturãoera uma faixa larga de couro, colocada em torno da cintura, para firmar as outras peças da armadura no corpo do soldado e para sustentar a espada. Sem conhecer e praticar a verdade, o cristão fica desprotegido e torna-se um alvo fácil para o diabo, o pai da mentira.

2) A couraça da justiça: A couraça é constituída de duas peças: uma frontal, que cobrirá o tórax, outra posterior, que cobrirá...
tracking img