Batalha de guararapes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Batalha dos Guararapes
Sejam bem-vindos ao santuário e berço da nacionalidade e do Exército Brasileiro. 

Vocês são privilegiados pois, aqui, terão a oportunidade de ver e conhecer o local e osfatos que passaram à história como o inquestionável marco a partir do qual se desenvolveu o embrião do sentimento de nação nesta terra brasileira. 

Nestes montes, brancos, negros e índios, irmanadospor um só ideal, o de defender a pátria contra o invasor holandês, por duas vezes, derrotaram poderosa força de um exército muito superior em efetivo, em armamento e em equipamento. 

Nós estamos nointerior do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, no município de Jaboatão dos Guararapes, mais precisamente no Mirante, no Morro do Oitizeiro, o qual se estende até o Oceano Atlântico. Entre amata do Morro do Oitiozeiro e o alagadiço próximo ao mar, encontramos uma estreita passagem denominada de Boqueirão.

Na nossa frente está o Monte de Telégrafo.

À retaguarda destaca-se o Morro doOuteiro ou atual Morro da Igreja.

Entre o Monte do Telégrafo e o Morro do Outeiro, identificamos o Córrego da Batalha.

Além do Monte do Telégrafo, ligando a cidade do Recife aos MontesGuararapes, encontramos a Estrada da Batalha, a qual se dirige para o interior do Boqueirão.

Naquele ano de 1648, a única maneira que os holandeses conheciam para se chegar até a região do Cabo, vindo doRecife, era através da Estrada da Batalha, passando pelos Montes Guararapes. Se esses montes fossem ocupados pelos invasores, os Patriotas não teriam como receber suprimentos e reforços vindos da Bahia.Por isso mesmo, o objetivo estratégico dos holandeses era ocupar os Montes Guararapes para cortar este acesso. Tudo parecia muito fácil e simples para Von Schkoppe, o comandante das tropasflamengas.
Os Patriotas, ao perceberem as intenções dos holandeses, se anteciparam. Realizaram uma marcha noturna forçada e chegaram primeiro nos Montes Guararapes.
O dispositivo das forças Patriotas...
tracking img