Batalha castelo nuevo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Batalha de Castelnuovo | |

A Batalha de Castelnuovo foi um conflito travado em 5 de março de 1945 , entre as tropas aliada (FEB) e as forças do Exército alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. A FEB sai vitoriosa deste confronto. |

General Mascarenhas de Moraes, ao centro.

Instruções sobre uso do Lança-Rojão 2.36 pol. M9A1 (Bazooka)

General Mascarenhas deMoraes.

Atendimento a um soldado, em meio à batalha.

Expedicionários Campineiros no Rio de Janeiro às vésperas do embarque para a Itália (Abril de 1944)

Desembarque das tropas brasileiras em Nápoles

Navio de guerra da marinha brasileira enfrentando um submarino alemão.

Rubem Braga (o 1º de pé, à esquerda) como correspondente de guerra em 1944.

O general alemão Otto Fretter-Pico seentregando a FEB.

Uma Cia do III Batalhão do 11º Regimento de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial.

Iniciando o Assalto
Tal como fora planejado pela 3ª Seção, o ataque contra Castelnuovo, aldeia na comuna de Vergato, devia ser desenvolvido sob a forma de um cerco. O cerco começou de manhã cedo (dia 5 de março), antes que os norte-americanos dessem o sinal para oinício do ataque.
O 1º Batalhão do 11º Regimento de Infantaria, comandado por Manoel Rodrigues de Carvalho Lisboa, conquistou o controle de Precária, ao Sul de Castelnuovo, enquanto o 2º Batalhão do mesmo Regimento, comandado por Orlando Ramagem, num movimento que lhe custou 22 baixas, alcançou o terreno a Sudeste de Castelnuovo.

Com o sinal dos norte-americanos, dado ao meio-dia, o 1º e 2ºBatalhões do 6º RI, comandados por João Carlos Gross e Henrique Cordeiro Oeste, iniciaram sua primeira missão, que era a de dominar as eficientes posições de fogo dos alemães em Soprassano, ao Sudoeste de Castelnuovo. Ao redor de Precária, o 1º Batalhão do 11º RI cobriu o flanco do 6º RI e, ao mesmo tempo, apoiou o principal ataque imediato a Castelnuovo, executado do leste, pelos homens de Ramagem.Campos minados e pesado fogo inimigo retardaram o progresso do batalhão de Ramagem. Crittenberger (General Willis D. Crittenberger, Comandante Aliado do Teatro de Operações do Mediterrâneo), chegando a Riola, às 5 da tarde, queixou-se da demora pelos brasileiros e telefonou ao comandante do 6º RI, coronel Nelson de Mello, para enfatizar a tomada de Castelnuovo antes de cair a noite. O coronelentão ordenou que o batalhão do major Gross continuasse rumo a Castelnuovo, sem esperar a tomada de Soprassano. Às 6 da tarde, com ajuda considerável da artilharia, Castelnuovo caia em poder da FEB. Ao mesmo tempo, o batalhão de Cordeiro, a Oeste, conquistava o controle de Soprassano.

A vitória e o reconhecimento americano
A relativa facilidade desses êxitos do 6º RI foi devida, em parte, à açãodo 11º RI no sul e no leste. Foram aprisionados 98 alemães. Das quase 70 baixas brasileiras, cerca de metade foi sofrida pelo 2º Batalhão do 11º RI (o de Ramagem), que enfrentou dificuldades a leste, no início do dia.
Crittenberger, tal como já havia feito por ocasião da vitória brasileira em Monte Castelo, enviou uma mensagem de congratulações a Mascarenhas, dessa vez mencionando também o valiosotrabalho de Zenóbio na proteção do flanco esquerdo da Divisão da Montanha.
Mascarenhas elogiou o trabalho de muitos, inclusive dos grupos de Artilharia de José de Souza Carvalho, Waldemar Levi Cardoso e Hugo Panasco Alvim, e os engenheiros do Cel. José Machado Lopes. O comandante da Divisão Brasileira declarou que a tomada de Castelnuovo foi notável pela precisão do planejamento e fidelidade daexecução.

Depoimento publicado em janeiro de 1970 pelo General de Exército Manoel Rodrigues de Carvalho Lisboa que era na época, comandante do I Batalhão de Fuzileiros do 11º Regimento de Infantaria:
Castelnuovo estava em nosso poder. Já era noite e o tiroteio se fazia ouvir dentro da cidade. A confusão não permitia uma mútua destruição entre os ocupantes da cidade, graças ao vozerio...
tracking img