Basquetebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Basquetebol
Ano lectivo 2011/2012

Professor:
Disciplina: Educação Física

Aluna:

Índice
Introdução página 3
A história do Basquetebol página 4
O basquetebol página 6
Acções Técnico-Tácticas página 10
Material e Pontuação página 19
Conclusão página 20
Bibliografia página 21

Introdução
Após uma lesão no joelho, que meimpossibilitou de realizar qualquer prática de actividade física, não podendo assim ser avaliada como os meus colegas, o professor propôs-me uma outra forma de eu poder ser avaliada – realizar trabalhos escritos sobre as matérias leccionadas.
Podendo escolher qualquer uma das matérias dadas durante o primeiro período, a minha decisão foi o Basquetebol.
O trabalho fala um pouco da história doBasquetebol, algumas regras, sobre as acções técnico-tácticas, tentando sempre relacionar tudo com as matérias dadas nas aulas.
O trabalho é realizado no âmbito da disciplina de educação física do 12º ano, turma B, escola Secundária Mouzinho da Silveira, leccionada pelo professos António Costa.

A história do Basquetebol
James Naismith, o inventor do Basquetebol
A descoberta do Basquetebol, enquantomodalidade, teve lugar em Massachussets, no ano de 1881. O seu inventor foi James Naismith, professor de anatomia da Shool for Chistian Workers, que cedeu a um pedido do Departamento de Educação Física da mesma escola, no sentido de inventar um jogo que ocupasse os alunos durante os meses de inverno. O jogo devia ser colectivo e não violento, para substituir as tradicionais aulas de Ginástica nopavilhão, das quais os alunos já começavam a aborrecer-se.
Este professor começou por alterar as regras do Futebol Americano, tornando-o menos violento, mas Naismith chegou á conclusão que aquelas não tinha sido uma ideia brilhante.
Mais tarde, tentou com o Futebol, situação que veio originar alguns vidros partidos e umas quantas horas passadas no posto médico, não fosse aquele um jogo paraser jogado ao ar livre.
Naismith deduziu então que teria de inventar uma coisa totalmente nova, algo que os alunos nunca tivessem jogado, Foi então que surgiu a ideia de introduzir dois cestos de fruta suspensos no ar, por onde passavam as bolas. O objectivo era introduzir o máximo de bolas no cesto e não deixar marcar no seu. Rapidamente o jogo tornou-se célebre e em 1882 surgiram as primeiras13 regras do basquetebol, na altura ainda jogado com 18 preticantes.
O primeiro jogo foi disputado entre professores e alunos, na presença de mais de 200 pessoas, com a particularidade de se utilizar uma escada sempre que era necessário retirar a bola do cesto, o que interrompia o ritmo do jogo. Só mais tarde foi introduzido um cordel que, ao ser puxado, entortava o cesto e deitava a bola para ochão. Porém, o destino veio retirar o fundo ao cesto. Em 1883 foram introduzidas as primeiras tabelas, feitas já com um forte arame em substituição dos cestos de fruta.
Em 1897 tornou-se mundialmente aceite o número de cinco jogadores por equipa, independentemente do tamanho do campo, e em 1936 foi aceite como modalidade olímpica (jogos olímpicos de Berlim). Em 1976, o Basquetebol femininotornou-se modalidade olímpica. Actualmente, a NBA (National Basketball Association) é a maior competição da modalidade.
Logotipo da National Basketball Association (NBA)
Em Portugal o Basquetebol foi apresentado em Lisboa, sob a forma recreativa, pela mão do Professor Rodolfo Horney, que ensinou esta nova modalidade aos utilizadores do Ginário da Associaão Cristã da Mocidade.
Desde as primeiraslições que existiu uma grande componente lúdica e pouco competitiva, situação que se veio a alterar com a divulgação do Basquetebol em inúmeros clubes de Lisboa.
No entanto, o seu grande desenvolvimentos surge mais tarde, com a divulgação da modalidade às Associações Cristãs do Porto e Coimbra, esta ultima responsável pela organização da primeira prova inter-regional e vencedora do primeiro...
tracking img