Metodo de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrição do tema de pesquisa
A hora mais importante do trabalho, a escolha do tema, levando em consideração a oportunidade, a relevância e a propriedade, escolhemos inclusão de deficientes no mercado de trabalho.
Enxergamos a oportunidade de pesquisar e falar sobre um tema que merece ser ouvido e levado em consideração, mas o que é inclusão? é a sociedade se adaptar para permitir aparticipação de todos inclusive portadores de necessidades especiais. O art.1º e 170º do CF/88 diz que “as empresas devem primar pelo respeito ao princípio constitucional do valor social e do trabalho e da livre iniciativa, para que se implementem a cidadania plena e a dignidade do trabalhador com ou sem deficiência. O artigo 93 da lei federal 8.213/91 obriga as empresas com 100 ou maisfuncionários a ter em seu quadro de funcionários pelo menos 2% dos cargos ocupados com beneficiários reabilitadas ou pessoas portadoras de deficiência. Mas então o que é deficiência? Deficiência é o nome dado a toda perda parcial ou permanente ou anormalidade de uma estrutura ou funções psicológicas, fisiológicas ou anatômicas.

Título provisório do trabalho

Inclusão ou Exclusão

O ministériodo trabalho divulgou no dia 11/05/011 a relação anual de informações sociais e o resultado foi que no ano passado surgiram 2,8 milhões de empregos e deste numero 306 mil vagas foram destinadas aos deficientes físicos, sendo que atualmente há cerca de 8,75 milhões de deficientes no Brasil. Especialistas em recursos humanos afirmam que é a falta de qualificação o único empecilho. Por isso otitulo por quê mesmo com as leis não a devida cobrança do governo.

Delimitação do objeto de estudo

Inclusão de deficientes físicos no mercado de trabalho

Problema de pesquisa

Mesmo depois de 20 anos do Governo Federal ter sancionado  uma lei que defenda à inclusão de deficientes no mercado de trabalho, muitas empresas têm pouco ou quase nenhum conhecimento a respeito desseassunto, decorrente da falta de estrutura organizacional ou simples descaso, não dando atenção necessária a este importante tema.
Tal descaso ou falta de estrutura gera não só um afastamento dos deficientes das empresas com potencial de contratação, como também a inabilidade de funcionários responsáveis pelos direitos destes trabalhadores, gerando-lhes constrangimento.
Infelizmente a maioria dosempregadores não conhece as leis nem a capacidade de um deficiente. Em algumas atividades seu rendimento pode ser muito maior do que o de uma pessoa “normal”, mas isso não acontece e os empregadores continuam a dar funções “pouco significativas” e com baixos salários aos deficientes.    

Hipóteses
Acreditamos que o com o conhecimento apropriado as empresas iriam intender e quebrar esseparadigma, abrindo as portas para os novos funcionários portadores de necessidades. Eles precisam intender que os deficientes desenvolvem novas habilidades para compensar as suas limitações. Colocando em prática o verdadeiro significado da palvra inclusão

Objetivo
Percebemos que este assunto é pouco discutido, e essa falta de informação que gera o problema, nosso objetivo na pesquisa élevar as informações para todos inclusive às empresas. Por que se é lei deve ser cumprida e temos que cobrar, a pesquisa mostra como o numero de deficientes são grandes e como eles são poucos valorizados no mercado de trabalho, as empresas se defendem dizendo que eles não têm capacitação exigida, mas ai chegaremos a outro ponto que é como o governo auxilia a capacitação de portadores denecessidades ou como deveria pelo menos, mas não é o tema dessa pesquisa.
Justificativas
Este tema é importante por que estamos falando de chances iguais para seres iguais, todos merecem a chance de trabalhar e mostrar do que é capaz. O nosso foco foi levar conhecimento sobre essa área para as empresas e mostrar sua devido importância.
Referências
(pt.wikipedia.org/wiki/Deficiência)...
tracking img