Metodos de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

Abordagens de pesquisa em Educação:
Método Científico, Método Fenomenológico e Método Dialético.

Stefani Mayari da Silva de Oliveira, Métodos e Técnicasda Pesquisa em Educação, Marilene Cabello di Flora.

Bauru/ 2012

Método Científico
A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999,p.26) para que seus objetivos sejam atingidos: os métodos científicos.
Método científico é o conjunto de processos ou operações mentais que se devem empregar na investigação. É a linha deraciocínio adotada no processo de pesquisa.
Os métodos que fornecem as bases lógicas à investigação são: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI,1993).

Método dialético
Fundamenta-se na dialética proposta por Hegel, na qual as contradições se transcendem dando origem a novas contradições que passam a requerer solução. É um método deinterpretação dinâmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico, etc. Empregado em pesquisa qualitativa (GIL,1999; LAKATOS; MARCONI, 1993).

Método fenomenológico
Preconizado por Husserl, o método fenomenológico não é dedutivo nem indutivo.
Preocupa-se com a descrição direta da experiência tal comoela é. A realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado.
Então, a realidade não é única: existem tantas quantas forem as suas interpretações ecomunicações. O sujeito/ator é reconhecidamente importante no processo de construção do conhecimento (GIL, 1999; TRIVIÑOS, 1992). Empregado em pesquisa qualitativa.

Bibliografia

UNIVERSIDADECATÓLICA DE BRASILIA, UCB. Metodologia da Pesquisa. Brasília - DF: 2003 – Disponivel em: http://www.inf.ufes.br/~falbo/files/MetodologiaPesquisa-Moresi2003.pdf > . Acesso em: 12 ago....
tracking img