Basquetebol e ginastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2011 2011 2012 2012

2012 2012

Apoio Teórico

1º Período 11º Ano

BASQUETEBOL
Síntese Histórica O Basquetebol surgiu, como resposta ao desinteresse dos alunos pelas aulas de Educação Física, os rigorosos invernos impediam as actividades ao ar livre, havendo portanto a necessidade de criar um desporto novo que agradasse e motivasse os alunos. Assim, no ano de 1891, James A. Naismith,iniciou o seu estudo no Instituto Técnico em Springfield, onde após várias tentativas, inventou o Basquetebol. A 5 de Novembro de 1892, foram publicadas as primeiras regras da modalidade. Em Portugal… O basquetebol foi introduzido em Portugal, em 1913, através dos professores de Educação Física do Colégio Internacional da Associação Cristã da Mocidade (ACM).

Objectivo de jogo O Basquetebol éjogado por duas equipas de cinco jogadores cada. O objectivo, é introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa se apodere da bola ou marque pontos. Vence a equipa que marcar o maior número de pontos, no fim do tempo de jogo do quarto período ou, se necessário, de qualquer período suplementar.

Duração do jogo O jogo tem a duração de 4 x 10 minutos (com intervalo de 15m entre o2º e 3º período). A bola pode ser… Passada, lançada, batida, rolada ou driblada em qualquer direcção, sujeita, no entanto, às restrições estabelecidas pelo regulamento.

Recinto de Jogo
28m 15m Zona de não carga

Linha de lance livre Área Restritiva Linha de três pontos 6,75m Tabela, Cesto

Banco de suplentes

Banco de suplentes

Círculo central

Linha de meio campo

Início erecomeço do jogo Para que se possa iniciar um jogo, é necessário que cada equipa apresente 5 jogadores prontos a jogar. O jogo inicia-se oficialmente por uma bola ao ar, disputada por dois jogadores (um de cada equipa) no círculo central, quando a bola é legalmente tocada por um dos saltadores.

Bola ao ar A bola ao ar é uma forma de tornar a bola viva (jogável), que ocorre quando o árbitro lança abola entre quaisquer dois adversários, no círculo central, no início de cada meio-tempo ou período suplementar.

Bola presa

Uma bola presa ocorre quando dois ou mais adversários têm uma ou ambas as mãos sobre a bola, de modo que nenhum deles possa ganhar a sua posse sem excessiva dureza. Passos Um jogador não pode correr com a bola nas mãos. Um jogador com a bola nas mãos não pode executarmais do que dois (2) ”apoios” (contacto do pé com o solo) e deve “desembaraçar-se” da bola antes de executar o 3 terceiro apoio. Marchar é uma violação. O árbitro faz recomeçar o jogo por reposição da bola em jogo na linha lateral por um adversário. Paragens Um jogador após receber a bola pode parar a um ou dois tempos. Quando pára a um tempo, pára com os dois pés paralelos e em simultâneo, quandopára a dois tempos, pára com um pé depois do outro.

Rotações (pé eixo) Um jogador que receber a bola quando está parado ou que pára legalmente pode ”rodar”. “Rodar” é deslocar um pé à volta do outro mantendo este em contacto com o solo. O pé que está em contacto com o solo chama-se pé-eixo. (se parar a um tempo, escolhe o pé eixo, se parar a dois tempos o pé eixo é o primeiro que parou.)Equipas Cada equipa é composta por doze (12) jogadores, cinco (5) em campo (um deles é o capitão) e sete (7) jogadores substitutos.

Substituições As substituições são solicitadas pelo jogador substituto e indicadas pelo marcador durante as paragens do jogo (somente quando o árbitro assinala falta, bola presa ou desconto de tempo). É o árbitro que autoriza as substituições.

Regra dos 3 segundosEnquanto a equipa estiver na posse da bola um jogador da mesma equipa não pode permanecer mais de 3 segundos consecutivos dentro da área restritiva do adversário.

Regra dos 8 segundos O tempo limite para fazer com que a bola passe para o meio campo ofensivo é de 8 segundos.

Regra dos 24 segundos O tempo limite para efectuar um lançamento de campo é de 24 segundos.

Regresso da bola à...
tracking img