Bases para o estudo dos ecossistemas da amazônia - aziz a´saber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O autor, Aziz Ab’Saber, nos faz pensar no modo em que a Amazônia foi enobrecida pela mídia e pela idéia da população como um local intocável. Este modo de ver a Amazônia pode ter produzido para aregião vários prejuízos se formos observar o ponto do desenvolvimento regional. Podemos citar como exemplo disto os estudos realizados sobre os ecossistemas da Amazônia brasileira, que apontaram a regiãocomo se fosse seomente um ecossistema, onde, na verdade, pode ser dividida em até três diferentes.
Existem na área tantas distinções que seria difícil uma pessoa que não é da região saberdiferenciar onde é o início e o fim da Amazônia. Essa identificação somente pode ser observada por pessoas locais que conhecem bem a área e tem os macetes.
Se tratando de conceitos utilizados para sedesenvolver acerca do tema é necessário ser cuidadoso, pois para facilitar, as vezes, se demarcam e destacam pontos mais artificial. Mas essa não é a maneira mais exata para se afirmar sobre temas complexos.Para Ab’Saber, muitos autores são adeptos a utilizar a idéia de que um ecossistema será reconhecido por sua composição e em sua utilidade, que são dois aspectos que na verdade não dão totaisinformações para se classificar algo e se entender a função do mesmo.
Temos a idéia de que o interior da Amazônia é pouco conhecido por ela ser uma floresta de difícil acesso, devido a suas vastas florestas,além, é claro, da falta de pessoal para se fazer um estudo mais completo da área. Para isso seria necessário se formar um grupo de pesquisadores de diversas áreas e assim realizar esta pesquisa sobre estaárea até então desconhecida.

Amazônia e Modernidade – Márcio Souza


Segundo o autor Márcio de Souza os moradores da Amazônia não se deixam por levar quando falamos da modernidade, nosfazendo ver que a região pode nos surpreender sempre mais, com uma formação complexa e uma civilização diferenciada.
Podemos dizer que quem dá essa visão para a área é a mídia, que tem apoio das...
tracking img