Bases nourologicas de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bases Neurológicas para a Aprendizagem

Nossos desafios: aprender a aprender, conhecer, fazer, conviver e ser para conviver
Como as crianças, os adultos também aprendem com mais facilidade quando estamos visualizando qualquer que seja a atividade. Com esta afirmação afirmo que a aula explanada em slide em muito nos auxiliou para estreitar distancia ampliarmos os nossos conhecimentos; foipossível reafirmar que o cérebro é um componente da máquina humana capaz de controlar todas às engrenagens que compõem nosso corpo, ou seja, é através do cérebro que todas as fusões do corpo humano como: temperatura corpórea, pressão arterial, batimentos cardíacos e respiração funcionam mediante comando ou impulsos elétricos enviados pelo cérebro para todo o corpo,o córtex central,é a parte interna docérebro onde são armazenadas o nosso pensar ou raciocínio lógico, primordial para comandar nossas ações.

Como definir Neurociência

A neurociência é o estudo da realização física do processo de informação no sistema nervoso humano e como ele atua biologicamente influenciando no sistema de aprendizagem ao longo de toda a sua existência. Suas funções principais são: processar todas asinformações e distribuí-las voluntariamente através da linguagem de julgamento e percepção.
O córtex central frontal controla a fala, o parietal comanda a entrada sensorial, o temporal as funções auditivas e o occipital as informações visuais; todas estas informações do cérebro estão interligas pelos neurônios. O cérebro esta dividido em duas partes: o lado esquerdo domina 95% da fala, escrita, leitura,cálculos matemáticos dentre outros demonstrando que ele é dominante e de certa forma deixa-se de explorar o lado direito e sua importância que compõe as demais habilidades. Na educação, é possível perceber que o lado esquerdo é bastante requisitado, basta observarmos que em sala de aula o raciocínio lógico é o mais utilizado;o lado direito do cérebro onde estão localizados a musicalidade namaioria das vezes são pouco utilizadas embora já se sabe que a musica pode ser equiparada ao lúdico ou seja a criança aprende com mais facilidade,a musicalidade da criança para trabalhar atividades em sala ainda é muito pouco aproveitada, a leitura, agora que inicia, a ocupar seu lugar de direito. Como utilizar a habilidade lingüística para a aprendizagem? A todo momento a habilidade lingüística estasendo usada e aprimorada; quando cantamos, escrevemos, narramos, entrevistamos fatos ou situações, são habilidades que se desenvolvem em cada um dos seres humanos, uns mais velozmente e outros menos, porém todos têm sua capacidade de aprendizagem. A habilidade lógica matemática pode e deve ser estimulada na criança desde cedo através de jogos, quebra cabeças, ordenação de dados, blocos lógicos,ábacos infantis dentre outros porque além de trabalhar a lógica matemática, eles trabalham com cores, ou seja, quantidade associada a cores é sem duvida um universo que a criança domina com mais facilidade e certamente o auxiliará na compreensão para com os números.
É possível perceber através da leitura do texto que, todo ser humano é detentor de uma inteligência e que através dela vamosdesenvolvendo nossas habilidades em todas as áreas do conhecimento, cada um com sua especificidade para uma ou várias áreas. Tudo isso vem fortalecer a idéia conclusiva de que somos únicos em meio ao universo, e que nosso cérebro é o detentor de toda esta gama de habilidades que trabalhadas,ampliam desenvolvem um aprendizado coeso, ou seja, é possível aprender todos os conceitos dependendo da formacomo é trabalhado na vida de cada um.
De acordo com Piaget, a estrutura cognitiva é um para mental interno, um esquema ou uma rede de conceitos construídos pelo individuo para compreender e responder as experiências que decorrem dentro do seu meio envolvente. O autor identifica ainda quatro etapas de desenvolvimento como um conjunto de processos dos quais as crianças progride de uma etapa para...
tracking img