Base filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1:R Por definição generalista, dever significa obrigação, ou seja, necessidade de uma ação por respeito à lei ou motivada pelo respeito ao princípio legal, por moral entende-se, proceder com justiça,ou seja, proceder de acordo com as regras éticas e os bons costumes.
De acordo com o texto em análise, o conceito de valor moral de uma ação em estudo não depende da vontade do desejo pessoal, umavez que, não se trata de uma ação por inclinação ou por desejo, trata-se de uma ação por dever. O valor moral da ação praticada por dever reside na máxima, segundo a qual a mesma foi praticada, ouseja, pelo princípio do querer, verificando-se que, o valor moral da ação não reside no objeto que se deseja atingir, mas sim, na razão pela qual se quer atingi-lo. O valor moral de uma determinada açãonão depende das consequências exteriores, depende do princípio do querer, da vontade, segundo o qual a ação foi praticada, verifica-se que a vontade se encontra entre o seu princípio a priori, ouseja, a lei que lhe determina a ação, e a sua execução a posteriori, ou seja, objetivo que se pretende atingir. Desta forma para que se verifique que a ação seja praticada por dever, a vontade deve serdeterminada pela representação do mesmo, se assim não for, existe a probabilidade de a ação não ser moral.

2-R: O texto é uma referência ao credo designado por utilitarismo, nesta onda de pensamentofilosófico entende-se como desejável e moralmente correcto a justiça das coisas, ou seja, considera-se que as ações são justas se promovem a felicidade e o prazer, injustas se promovem a dor. O únicoobjectivo desta teoria de moralidade é a obtenção de uma vida plena de felicidade, em que se acredita que outras coisas igualmente necessárias e desejáveis, resultam de uma vida plena de felicidade edo prazer a ela associado, acreditando-se que a vida plena de felicidade, serve ainda para a promoção do prazer e para a prevenção da dor. Desta forma, verifica-se nesta teoria que o único objectivo...
tracking img