Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura e Arte Barroca Bibliografia
ARGAN, Giulio Carlo Argan. História da Arte Italiana. São Paulo. Cosac & Naify, 2003. ARGAN, Giulio Carlo Argan. Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco . São Paulo. Cia. das Letras, 2004. BAUMGART, Fritz. Breve História da Arte. 2 ed. São Paulo. Martins Fontes, 1999. BENEVOLO, Leonardo. História da Cidade. São Paulo. Perspectiva, 1999. BENEVOLO,Leonardo. Introdução à arquitetura. Lisboa. Edições 70, 1999. GIEDION, Siegfried. Espaço, Tempo e Arquitetura: O desenvolvimento de uma Nova Tradição. Martins Fontes, 2004. GOMBRICH, Arnold. História da Arte. Rio de Janeiro. LTC, 1999. HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. V 1. 3 ed. São Paulo. Mestre Jou, 1982. JANSON, H. W. História Geral da Arte. São Paulo. Martins Fontes, 1993.NUTTGENS, Patrick. The story of architecture. 2 ed. Phaidon, 1997.

Bartolomé Murillo : A imaculada conceição (Prado: óleo s/tela – 2,06x1,44m; 1660)

Arquitetura e Arte Barroca

Giotto – 1305 Ognissanti Madona ( Uffizi) Nossa Senhora entronizada com o menino (Têmpera sobre madeira, 81,5cm x 49 cm; Galeria Nacional de Arte; Washington, 1280)

Bartolomé Murillo : A imaculada conceição(Prado: óleo s/tela – 2,06x1,44m; 1660) Rafael Madona di Campi (Têmpera s/madeira, 113 x 88 cm, 1506)

Arquitetura e Arte Barroca A Europa católica, primeira metade do século XVII
Na Itália, após o Concílio de Trento (1545-63), surge uma igreja revigorada pela definição de novas posturas pela Contra-reforma, que se volta para as massas e permite uma concepção mais emocional e universalmentecompreensível. O barroco rompe, assim, com o intelectualismo classicista do Maneirismo. Apesar do desejo de influenciar um público tão vasto quanto possível, o espírito aristocrático da Igreja manifesta-se por toda a parte. A Cúria gostaria de criar uma arte do povo, para propagação da fé católica e ao mesmo tempo limitar o elemento popular à simplicidade de idéias e formas, evitando assim a simplicidadeplebéia de expressão. Os sagrados personagens retratados têm que falar de fé tão insistentemente quanto possível, mas em nenhuma circunstância descer do seu pedestal. Roma vive seu esplendor, não só como residência papal, mas como capital da Cristandade católica. Os papas mandam erigir, não apenas novas igrejas, como também palácios, vilas e jardins. O catolicismo torna-se, cada vez mais,palaciano e o protestantismo, da classe média.

Arquitetura e Arte Barroca A Europa católica, primeira metade do século XVII Michelangelo Caravaggio – A Crucificação de São Pedro e a Conversão de São Paulo ( Sta. Maria del Popolo, Roma: 1601)

Arquitetura e Arte Barroca A Europa católica, primeira metade do século XVII Michelangelo Caravaggio – Tomé o Incrédulo (1602; óleo sobre tela, 42 1/8 x 571/2; Neues Palais, Potsdam ))
Vejamos o seu quadro de São Tomé: os três apóstolos, de olhos pregados em Jesus, um deles enfiando um dedo na ferida em Sua ilharga, têm um aspecto nada convencional. Pode-se convir que uma tal pintura poderia impressionar pessoas devotas como desrespeitosa e mesmo ultrajante. Estavam todas habituadas a ver os apóstolos como figuras dignas, envoltas em belos mantos;no quadro de Caravaggio, eles pareciam trabalhadores comuns, seus rostos eram curtidos pelo tempo e as testas enrugadas. Mas, teria replicado o pintor, eles eram velhos trabalhadores, gente comum - e quanto ao gesto indelicado de Tomé, o Incrédulo, a Bíblia é muito explícita a esse respeito. Disse-lhe Jesus: "Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; aproxima também a tua mão, e põe-na no meu lado;e não sejas incrédulo, mas crente" (S. João XX, 27). O "naturalismo" de Caravaggio, ou seja, a sua intenção de copiar fielmente a natureza, quer a considerasse feia ou bela, talvez fosse mais devoto do que a ênfase de Carracci sobre a beleza.
Caravaggio : Tomé, o incrédulo (Sanssouci: óleo s/tela – 1,07x1,46m; 1602)

A luz não faz o corpo parecer gracioso e macio; é áspera e quase ofuscante...
tracking img