Barroco e o plano de haussmann

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Nove de Julho
São Paulo, 14 de Junho de 2012
Titulo
Laís Marcos Afonso

O trabalho propõe uma comparação entre o ideal do urbanismo barroco consolidado no sec. XVIII e o PlanoHaussmann para Paris, considerado referência na solução dos problemas característicos das cidades no sec. XIX. O objetivo é compreender as propostas da cidade barroca em sua morfologia urbana, como acidade se transformou devido às consequências que surgiram posteriormente com o processo de industrialização no espaço urbano e a ideia de implementação de um plano parisiense que resolvesse taisproblemas. Para tal, foi analisada a ideia proposta pelo urbanismo barroco de estruturação do espaço urbano valorizando eixos visuais, identificando assim semelhanças com soluções idealizadas porHaussmann.
O Barroco foi o estilo artístico que, urbanisticamente se expandiu no século XVII a meados do XVIII promovendo um prolongamento em escala do Renascimento e embora negasse suas normasrígidas e proporções imutáveis, a nível arquitetônico, manteve a perspectiva como elemento primordial na concepção espacial e da valorização das vias e monumentos. Nota-se então a diferença entre o urbanismorenascentista e o urbanismo barroco através da representação da ideologia de poder originado do absolutismo. A exemplo de Versalhes onde a escala toma proporções extra-humanas tornando tudo exageradodenotando o domínio extremo do homem sobre a natureza.
No período barroco a cidade é concebida de forma que sua periferia rural passa a ser valorizada e planejada, para abrigar uma novaestrutura de moradia privilegiando a aristocracia francesa e sua monarquia. Nas cidades passam a serem consolidados dois elementos característicos que traduzem uma era em que os estados europeus se firmamna tradução da ideologia de poder, a praça e a avenida.
Com o advento da era industrial durante o sec. XIX e o êxodo rural da população em busca de melhores condições de trabalho, em meio a...
tracking img