Barroco e rococo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Barroco e Rococó
O barroco e o rococó costumavam estar associados à aristocracia vencida.
O estilo rococó aparece na Europa do século XVIII e, tendo a França como seu principal precursor, seespalha em vários países do Velho Mundo e alcança algumas regiões das Américas, como o Brasil. Para muitos historiadores da arte, o rococó pode ser visto como um desdobramento do barroco em que váriosartistas passam a valorizar o uso de linhas em formato de concha e a função decorativa que a arte poderia exercer.

A expressão “rococó” tem origem na palavra francesa rocaille, que designava comumenteuma maneira de se decorar os jardins através do uso de rochas e conchas. 
A relação do rococó com a burguesia também pode ser vista em boa parte dos quadros que definem esse tipo de arte. Ao contrárioda forte religiosidade barroca, a pintura desse estilo valoriza a representação de ambientes luxuosos, parques, jardins e temáticas de cunho mundano. As personagens populares perdem espaço para arepresentação dos membros da aristocracia. A jovialidade e a edificação do prazer, o tédio e a melancolia são os estados emocionais que geralmente contextualizam os quadros do rococó.

A disseminaçãodo rococó pela Europa foi responsável por variações que fugiram da tendência aristocrática que predominou neste estilo. Ao alcançar países como Portugal e Espanha, o rococó penetra a esfera religiosa.No que diz respeito à arquitetura, esse estilo não teve tanta predominância na França, mas vivenciou manifestações mais intensas na Baviera e em Portugal. No Brasil, o rococó teve sua presença nomobiliário do século XVIII e foi corriqueiramente chamado de “estilo Dom João V”.

DIFERENÇAS ENTRE OROCOCÓ E O BARROCO
________________________________________… 

O Rococó é um estilo artístico quenasceu na França no ano de 1700, espalhando-se pela Europa no século XVIII.

É considerado uma espécie de continuação um pouco modificada da arte barroca.

Todavia, diferencia-se do Barroco...
tracking img