Barroco europeu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BARROCO EUROPEU
 
A arte Barroca estendeu-se por todo o século XVII e pelas primeiras décadas do XVIII. Originou-se na Itália e não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. O seu surgimento deve-se a uma séria de mudança econômicas, religiosas e sociais ocorridas na Europa. Com ohumanismo, o Renascimento e, principalmente, a Reforma, a Igreja católica teve seu poder enfraquecido. O grande império cristão começou a se fragmentar em diversas religiões, pois a força da razão libertava o homem do autoritarismo. A igreja, para reconquistar seu prestígio e poder, organizou a Contra-Reforma, isto é, tomou iniciativas importantes que visavam reafirmar e difundir sua doutrina. É naconstrução e decoração das igrejas que nasce a arte Barroca. Arquitetos, escultores e pintores foram convocados para transformar igrejas em verdadeiras exibições artísticas, cujo esplendor tinha o propósito de converter ao catolicismo todas as pessoas.
Suas características gerais são:
• emocional sobre o racional;
• busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas,colunas retorcidas;
• entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
• violentos contrastes de luz e sombra;
• e pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.
 
ORIGEM DA PALAVRA - Barroco: termo de origem espanhola "Barrueco" aplicado para designar pérolas de forma irregular.
PINTURA - Diferente doRenascimento, em que as figuras são apresentadas de forma estática como se tivessem posando para um retrato, no Barroco elas passam a ser apresentadas de forma teatral, isto é, parecem sempre em movimento. Jogos de luz dão intensidade dramática à cena, destacando os elementos mais importantes do quadro, os quais formam uma composição em diagonal. A simetria e o equilíbrio entre arte e ciência, metasque o artista renascentista buscava de forma consciente, são rompidos na arte Barroca, que procurava retratar temas religiosos, mitológicos e do cotidiano com a predominância da emoção e não da razão. Através de um colorido intenso e de um contraste de claro-escuro, a arte Barroca consegue expressar de forma peculiar os sentimentos humanos.
Principais pintores:
Caravaggio (italiano) o que melhorcaracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador.
Andrea Pozzo (italiano) realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, e de que este seabre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade.
A Itália foi o centro irradiador do estilo barroco. Dentre os pintores mais representativos, de outros países da Europa, temos:
Velázquez (espanhol) além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povoespanhol num dado momento da história. Rubens (holandês) um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas.Rembrandt (holandês) o que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.
ESCULTURA - O Barroco escolhe a dramaticidade das expressões e o dinamismo dos movimentos como elementos básicos de seu espírito. Essas peculiaridades da escultura Barroca...
tracking img