Barroco & arcadismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC Polivalente de Americana

Barroco & Arcadismo


Emanuele Soares da Costa

Americana, 2012

ETEC Polivalente de Americana

Barroco & Arcadismo

Emanuele Soares da Costa 1 ADM Integrado

Trabalho elaborado para a disciplina de Língua Portuguesa
Professor : LeônidasAmericana, 06 de Novembro de 2012
Introdução
Neste trabalho, abordaremos os movimentos literários:

* Barroco ou Seiscentismo
Em especial o Barroco Brasileiro

Na qual, foi o movimento que deu continuidade ao Renascimento e foi caracterizado pelo uso abundante de luzes e sombras, como pelo maior realismo nas pinturas.

* Arcadismo ou Neoclassicismo

E o Arcadismo se inicia noinicio do ano de 1.700, a qual irá revelar a decadência do Barroquismo, com sua poesia contraditória, permeada de exageros que revelam o gosto pelo esplêndido e glorioso. É um período de importante transformação cultural e científica, onde passa a predominar a razão como elemento propulsor do desenvolvimento socioeconômico e cultural, da valorização dos ideais iluministas e da ascensão da burguesiacomo nova classe social.

Contexto Histórico
- Barroco
O Barroco começa a partir do ano de 1600 e todas as manifestações entre essa data e 1700 estão inseridas em um contexto assimétrico e rebuscadas das obras barrocas. Segundo alguns autores, a palavra “barroco” deriva da palavra “verruca” do latim, que significa elevação de terreno em superfície lisa. Toda pedra preciosa que não tinhaforma arredondada era chamada de barrueca. Logo após, toda e qualquer coisa que possuía forma bizarra, que fugia do normal, era chamada de baroque. O poeta italiano Giosuè Carducci foi quem, em 1860, adjetivou o estilo da época dos Seiscentos, referindo-se às manifestações artísticas ocorridas a partir do ano de 1600, como sendo barroco. Então, apesar de não possuir características unânimes em todasas obras, o barroco passou a ser a denominação dos artistas e escritores da referida época.
Teve início em Portugal com a unificação da Península Ibérica, fato que acarreta ao período intensa influência espanhola, e também faz surgir outra denominação para o período, Escola Espanhola. No Brasil, o Barroco teve início em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira, o qualintroduz em definitivo o modelo da poesia camoniana na literatura brasileira. 
O estilo Barroco surgiu, em meio à crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e dificuldades econômicas.

Características
– Barroco

No período do Barroco, os homens viviam divididos entre dois mundos diferentes: o mundo terreno e o mundo celestial. Eles não conseguiam saber se, o melhorpara ele seria optar pelas coisas do mundo material (as ciências, o corpo físico, os amores carnais) ou o mundo religioso (a crença de que tudo girava em torno de Deus, e que sempre a Sua vontade deveria ser atendida).

No Barroco podemos classificar dois estilos literários: O Cultismo e o Conceptismo.
* Cultismo – caracterizado pela linguagem culta, rebuscada, ligado à forma, jogo depalavras, com influência do poeta espanhol Luís de Gôngora, e por isso, chamado também de Gongorismo.

* Conceptismo – caracterizado pelo jogo de ideias, ligado ao conteúdo, raciocínio lógico, com influência do espanhol Quevedo, e por isso, chamado também de Quevedismo.

O intenso contraste que perturbava o homem neste período era resultado das condições históricas em que ele vivia: o queacontecia em volta dele, com a sua sociedade, era responsável por esse desequilíbrio.

Algumas das principais características do Barroco são:
* Tentativa de unir valores opostos (com uso constante de antíteses).
* Rebuscamento e exagero (metáforas e hipérboles).
* Conceptismo: caracteriza-se como um jogo de ideias, que utiliza uma linguagem aprimorada para alcançar um raciocínio lógico....
tracking img