Barroco e arcadismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
André Garcia Martins
Trabalho de Literatura Portuguesa: Barroco e Arcadismo

Barroco

A Era Clássica compreende um período de aproximadamente trezentos anos, que vai do século XVI até o XVIII. O Barroco, que caracterizou-se no decorrer século XVII, é, segundo Pierre Francastel, “um novo estilo em arte que revela o aparecimento de uma nova atitude do homem frente ao mundo.” Esse estilode arte foi absorvido por várias manifestações artísticas, além da Literatura, como a Pintura, a Música e também na Arquitetura da Europa no panorama contextual do século XVII. Nessa época, o mundo passava por profundas transformações, a imprensa havia se desenvolvido, a Reforma Protestante havia transfigurado os valores religiosos (até então inquestionáveis), e a Igreja tentava recuperar seuprestígio com a Contra-reforma, fortalecida com a Companhia de Jesus, à qual foi incumbida a missão da transmissão dos conteúdos religiosos pelo ensino catequético dos Jesuítas. Nesse clima de contradições ideológicas, o Barroco intensifica-se, caracterizando-se por tentativas de conciliar forças antagônicas, como o bem e o mal, o espírito e a matéria, o céu e a terra, a pureza e o pecado, a razão e afé etc. O Barroco é também conhecido como seiscentismo, por ser a forma artística (Literatura) vigente nos anos seiscentos.
A literatura barroca tem características bastante peculiares, apresentando textos requintados, bem construídos, de formas e estruturas bem elaboradas, na clara tentativa de uma expressão artística erudita. Figuras de linguagem são uma constante no Barroco, como aantítese e seus contrastes, o paradoxo e a fusão dos opostos, a hipérbole, a metáfora, as recorrentes indagações de caráter retórico, entre outras figuras de estilo.
Quando o Barroco chegou a Portugal, a Península Ibérica, formada pelos territórios portugueses e espanhóis, era governada por um único rei, Felipe II, herdeiro do trono, que consolidara a unificação da Península sob apenas umgoverno. Camões, autor da obra-prima da Literatura portuguesa, havia morrido quase na miséria, e o ufanismo português amenizava-se em tons melancólicos de “hibernação”, reflexos da crise mundial acerca do mercantilismo. O povo português vivia à sombra do mito do sebastianismo, no qual esperava a volta do jovem rei Sebastião, que poderia não ter desaparecido na batalha de Alcácer-Quibir. O mito dosebastianismo fermentou o desejo pela independência do povo português e seu desvinculo do poder espanhol que governava a Península Ibérica.
O Barroco português tem como mais alta expressão desse estilo literário o padre Antonio Vieira, que apesar de ter nascido em solo lusitano, passaria a maior parte de sua vida em terras brasileiras. O padre Antonio Vieira tinha total apoio do rei D. João IV, ecom a morte deste, ocorrida por volta de 1656, seria perseguido e processado pela Santa Inquisição, condenado por heresia. Em 1669, anistiado, o padre vai para Roma afim de defender-se das acusações, conseguindo êxito graças aos seus exímios dons como pregador. Antonio Vieira destacou-se também como político, diplomata, missionário e pregador, além de Jesuíta, sua atribuição principal. A obra deAntonio Vieira é composta de profecias, com teor nacionalista e crença no mito do sebastianismo, nos quais defende os judeus convertidos ao cristianismo, que haviam sido perseguidos pela Inquisição. Mas o que mais se destaca mesmo em sua obra são os Sermões, sua máxima produção (literária). Outros autores também se destacaram no movimento barroco: D. Francisco Manuel de Melo, Padre ManuelBernardes, Cavaleiro de Oliveira, Matias Aires, entre outros de menor expressão.
Gregório de Matos foi outra grande figura do Barroco, com uma expressiva produção literária, formada principalmente por poemas de cunhos religioso, lírico e também satírico, sendo este último o teor que mais destacaria em sua produção. Por muito tempo a obra de Gregório de Matos encontrou certa resistência de...
tracking img