Barramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nota: _______ pontos.
Valor: _______ pontos.

CURSO: Tecnologia em Sistemas de Informação
Disciplina: Organização de Computadores. 2º Semestre.
Trabalho: BARRAMENTO

Aluno: LUIZ FERNANDO SILVA OLIVEIRA
Professor: Sávio.

BOA ESPERANÇA – MG
Outubro – 2012
Conceitos Básicos sobre Barramentos

O Que é Barramento: é o componente responsável pela interligação dos demais componentes,conduzindo de modo sincronizado o fluxo de informações de uns para os outros – dados, endereços e sinais de controle – de acordo com uma programação de atividades previamente definida na UC.
Barramento de dados - consiste em inútiplas linhas condutoras, cada uma permitindo a passagem de um bit de informação. Tais barramentos possuem diferentes tamanhos dependendo do modelo do processadorutilizado. Valores típicos são 8, 16, 32, 64, e 128 bits.
Barramento de endereços - é utilizado para o processador indicar de onde que ler (buscar) um dado ou onde deseja gravá-lo.
Barramento de Controle – é constituído de inúmeras linhas pelas quais fluem sinais específicos da programação do sistema. Sinais comumente empregados nos barramentos de controle são:
- Leitura de dados (memory read) –sinaliza para controlador de memória decodificar o endereço colocado no barramento de endereços e transferir o conteúdo da(s) célula(s) para o barramento de dados.
- Escrita de dados - (memory write) – sinaliza para o controlador de memória decodificar o endereço colocado no barramento de endereços e transferir o conteúdo do barramento de dados para a(s) célula(s) especifica(s).
- Leitura de E /S ( I/O read) - processo semelhante ao de leitura de dados da memória.
- Escrita de E / S (I/O write) - processo semelhante ao de escrita de dados na memória.
- Certificação de transferência de dados (transfer ACK) - o dispositivo acusa o término da transferência para a UCP.
- Pedido de interrupção (interrupt request) - indica ocorrência de uma interrupção.
- Relógio (clock) - poronde passam os pulsos de sincronização dos eventos durante o funcionamento do sistema.

A figura a baixo mostra o esquema lógico de um tipo de barramento ( múltiplos barramentos, um para cada tipo de informação que flui durante o processo de execução de uma instrução – bits dos endereços, bits dos dados e sinais de controle).

Fig. D65 Exemplo de um barramento ( um caboparalelo de ligação IDE entre UCP e periférico)

Um dos aspectos fundamentais de um barramento é sua capacidade de compartilhamento pelos diversos componentes interconectados. Assim, por exemplo, em um barramento como o mostrado no Fig. D.64, que interliga UCP, memória e periféricos, vemos que todos esses elementos compartilham o mesmo caminho e, por essa razão, somente um conjunto de bits pode passarde cada vez. A programação e a sincronização desse processo são cruciais para o correto funcionamento do sistema.

Elementos de Projeto e Funcionamento de Um Barramento

A largura ( ou tamanho ) de um barramento é uma unidade de medida que caracteriza a quantidade de informações (bits em geral) que pode fluir simultaneamente pelo barramento.
O intervalo de tempo requerido para mover umgrupo de bits ( tantos quanto a quantidade de bits definida pela largura do barramento) ao longo do barramento é denominado ciclo de tempo do barramento ou simplesmente ciclo do barramento (bus cycle), modo análogo ao que definimos para o ciclo do processador e para o ciclo de memória.
Para entender o funcionamento do barramento é preciso enfatizar o aspecto de que um barramento interliga diversoscomponentes ( seja interno ou externo), as informações só podem fluir uma de cada vez, senão haverá colisão entre os sinais elétricos e o resultado será ininteligível, qualquer que seja o destinatário.
Em outras palavras, se a memória principal está enviando dados para a memória secundaria, os demais componentes tem que esperar a liberação do barramento para utilizá-lo
Este compartilhamento...
tracking img