Barragens portuguesas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho escrito no âmbito da disciplina de Economia C sobre:

Índice

Introdução – pág. 3
Barragem de Vilarinho das Furnas – pág. 4
Barragem de Picote – pág. 7
Barragem de Miranda – pág. 9
Barragem de Carrapatelo – pág. 11
Barragem de Coimbra – pág. 13
Barragem de Bemposta – pág. 15
Conclusão – pág. 17

Introdução



No âmbito do subtema “Economia e Ecologia”, leccionado nasaulas de Economia C, foi-nos pedido que realizássemos um trabalho escrito sobre uma qualquer componente ambiental, relativa a Portugal. No seguimento desse pedido, optei por realizar um trabalho de pesquisa sobre as Barragens de Portugal.
Irei, portanto, seleccionar 6 barragens portuguesas e trabalhar sobre estas, com o objectivo de conhecer e dar a conhecer um pouco mais sobre esta forma degerar energia, através do aproveitamento dos nossos recursos hídricos.

Barragem de Vilarinho das Furnas

Fig.1 Barragem de Vilarinho das Furnas

Localização:

Distrito: Braga
Concelho: Terras do Bouro
Local: S. João do Campo
Freguesia: Carvalheira

Esta barragem pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Cávado e a linha de água em que está situada é no Rio Homem. A correspondente baciahidrográfica tem 77 km2 de área.
Localiza-se numa zona protegida do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta barragem encontra-se rodeada de vestígios arqueológicos romanos e marcos antiquíssimos. Foi a última das barragens a ser construída no âmbito do plano de aproveitamento hidroeléctrico do Cávado e do Rabagão.
O seu objectivo é criar uma reserva de água a uma cota superior à da albufeira daCaniçada: durante o dia a água é conduzida por uma conduta forçada e acciona uma central junto à barragem vizinha; durante a noite, quando o consumo da rede eléctrica é baixo, a água é bombeada, voltando ao reservatório inicial. A capacidade máxima de descarga desta barragem é de 280 m3 por segundo.
A empresa projectista desta construção foi a Hidro Eléctrica do Cávado, sendo a obra substanciada pelaMAGOPEP. O projecto foi lançado no ano de 1966.
A Barragem de Vilarinho das Furnas, inaugurada a 21 de Maio de 1972, tem uma altura de 94 metros, 385 metros de coroamento e é do tipo arco, e destina-se à produção de energia.
Esta barragem tornou-se conhecida, principalmente, porque a sua construção obrigou ao desaparecimento da povoação comunitária de Vilarinho das Furnas. Nos anos de maiorseca, quando se esvazia a albufeira, é possível visitar as ruínas da aldeia submersa, cuja memória ficou perpetuada através do Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas.

Coroamento

Fig.2 Planta da Barragem de Vilarinho das Furnas

Barragem de Picote

Fig.3 Barragem de Picote

Localização:

Distrito:  Bragança
Concelho: Miranda do Douro
Local: Barrocal do Douro

Esta barragem pertenceà Bacia Hidrográfica do Rio Douro e a linha de água em que está situada é no Rio Douro. A correspondente bacia hidrográfica tem 63750 km2 de área.
Localiza-se num estrangulamento do rio Douro. Começou a ser construída em Agosto de 1954 e entrou em funcionamento em Janeiro de 1958.
O Picote é uma barragem em arco abóbada de dupla curvatura, com 100 metros de altura e cujo coroamento tem decomprimento 139 metros. A capacidade do descarregador é de 11 000 m3/s.
O trabalho envolveu a construção do túnel de desvio, o corpo da barragem em arco, bem como os túneis dos grupos instalados e outros trabalhos complementares. Foi uma obra projectada pela Estação Hidroeléctrica do Douro / Estação de Energia Hidroeléctrica do Zêzere.

Fig.4 Planta da Barragem de Picote
Barragem de MirandaFig.5 Barragem de Miranda

Localização:

Distrito: Bragança
Concelho: Miranda do Douro
Local: Miranda do Douro

Esta barragem pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Douro e a linha de água em que está situada é no Rio Douro. A correspondente bacia hidrográfica tem 63100 km2 de área.
As obras de construção desta barragem começaram em Agosto de 1956 e o primeiro grupo de geradores entrou em...
tracking img