Barragens em arco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Conceitos
Para sua sobrevivência, os aglomerados urbanos, as indústrias e as atividades agrícolas, utilizam as águas superficiais dos cursos d’água naturais. Nem sempre o deflúvio de água durante todo o ano é suficiente para suprir a demanda necessária a sobrevivência humana e animal, nem aos interesses econômicos. Muitas vezes é preciso uma reserva de água para atender estademanda. Neste âmbito, estão os reservatórios de estiagem, que buscam regularizar as vazões do rio, acumulando os deflúvios das enchentes, ou parte delas e retirando para consumo essa água acumulada somada às vazões próprias do rio, nas ocasiões de estiagem. Os reservatórios de estiagem não exercem ação modificadora sobre os regimes de enchentes.
Os reservatórios também são utilizados para atenuarcheias, especialmente em locais onde há constância de inundações. Esses reservatórios modificam os regimes de enchentes dos rios, retendo os deflúvios de cheias em sua bacia e liberando as vazões efluentes, gradativa e adequadamente, de forma a reduzir ou eliminar efeitos inconvenientes de inundação que as vazões naturais, afluentes às cabeceiras do reservatório, poderiam provocar a jusante dele.São também chamados de reservatórios de acumulação ou regularização.
As circunstâncias frequentemente conduzem à criação de reservatórios de múltiplas finalidades, nas quais são regularizadas as vazões de forma a garantir uma vazão mínima que seja a soma das necessidades de diversas formas de consumo.
Para criação dos reservatórios barram-se os cursos d’água, obrigando-se a elevação do níveld’água a montante da barragem, e provocando a inundação do vale do rio.
A área inundada constitui a bacia hidráulica do reservatório e corresponde à parte mais baixa da bacia hidrográfica, alcançando certa extensão da barragem para montante.

Finalidade
As barragens são estruturas implantadas nas calhas dos rios e que modificam o seu regime, algumas apenas no que se refere aos níveis d’água,“barragens regularizadoras de níveis d’água”, outras alteram o regime de níveis d’água e vazões, são as “barragens regularizadoras de vazões”.
As barragens regularizadoras de níveis d’água correspondem aos aproveitamentos "ao fio d’água" e destinam-se apenas a elevar os níveis d’água de estiagem e afogar convenientemente as estruturas de captação das vazões de consumo.
Uma segunda modalidade debarragens, aquelas que interessam a este estudo, e que serão consideradas exclusivamente daqui para diante, são as barragens regularizadoras do regime de vazões dos rios. Essas barragens têm maior altura do que as anteriores e acumulam em sua bacia hidráulica os volumes de água que vão suprir as deficiências das vazões de estiagem dos rios, criando os reservatórios de estiagem.

VIII.3 Tiposconstrutivos de barragens
As barragens podem ser de diversos tipos classificando-se, quanto aos materiais e tipo de construção, em:
- barragens de terra;
- barragens de concreto;
- barragens de peso;
- barragens de contrafortes;
- barragens de arco ou abóbada;
- barragens de enrocamento.

Barragens de terra
As barragens de terra são construídas em maciços de materiais terrosos,relativamente impermeáveis, homogêneos (barragens homogêneas) ou distribuídos em zonas (barragens zoneadas) ou faixas de granulometria e características definidas, com taludes suaves que garantem a sua estabilidade.

a) Barragem homogênea

[pic]

b) Barragem de terra zoneada
[pic]

Barragens de peso ou por gravidade
As barragens de peso (força gravitacional) têm seçãotransversal robusta de forma que seu peso, compondo-se com as forças de pressão hidrostática à montante, dê uma resultante que não promova o tombamento ou o escorregamento do maciço de concreto. A resultante de suas forças é transmitida, através de sua base, ao solo do leito do rio sobre o qual se apóia.


[pic]

Barragem de contra forte
As barragens de contrafortes são constituídas...
tracking img