Barragem de funil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|NOME FACULDADE

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – Xº PERÍODO (Noturno)

DISCIPLINA DE BARRAGENS | |



























BARRAGEM DE FUNIL

RESENDE – RIO DE JANEIRO – BRASIL
























NOME CIDADE – PARANÁ

2012

NOME FACULDADE

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – X PERÍODO (Noturno)

DISCIPLINA DE BARRAGENSBARRAGEM DE FUNIL

RESENDE – RIO DE JANEIRO – BRASIL






ACADEMICO1
ACADEMICO2
ACADEMICO3
ACADEMICO4
















NOME CIDADE – PARANÁ

2012
ACADEMICO1
ACADEMICO2
ACADEMICO3
ACADEMICO4













BARRAGEM DE FUNIL

RESENDE – RIO DE JANEIRO – BRASIL







Trabalho elaboradocomo requisito parcial de avaliação do Xº bimestre da disciplina de Barragens do curso de Engenharia Civil do 9º período da NOME DA FACULDADE, sob orientação do Prof.º Engº Joel santana.







NOME FACULDADE – PARANÁ

2012

INTRODUÇÃO

















































CARACTERÍSTICAS DA BARRAGEM EM ARCO OUABÓBODA


A barragem em arco é construída em vales mais apertados, podendo desta forma a altura ser maior que a largura. A curvatura horizontal permite que a força de impulsão da água seja transmitida no sentido albufeira-margens.


|[pic] |
|Figura2.1: Forças atuantes em uma barragem em Arco. |

São as barragens que apresentam curvatura em planta de modo a transferir parte de pressão d’água aos pegões do arco, possibilitando uma grande redução do volume de concreto utilizado. Entretanto, este tipo de solução, exige que as encostas do vale sejam capazes deresistir às tensões elevadas.


1. As barragens em arco podem ser basicamente:

• Barragem em Arco em concreto convencional (Centro constante)
É alternativa para sítios com relação comprimento/altura menor que 6. A redução de volume comparada a barragem de gravidade convencional dependerá da relação acima e pode chegar a 35%, ou seja, se adaptam principalmente aos vales emforma de “U”, o paramento montante é vertical.

• Barragem em Duplo Arco em concreto convencional (Centro Variável)
É alternativa para sítios estreitos, com relação comprimento/altura menor que 3. Exige boas condições geológicas e leva a redução de volume da ordem de 50% a 55% em relação à barragem gravidade convencional, ou seja, possuem raios decrescentes do topo ao pé, é o tipo queadapta aos vales em “V”, temos como exemplo a: Usina de Funil.
É necessário um concreto mais rico e o prazo de execução é maior que os para as barragens gravidade. Permite sistemas de desvios mais curtos.
A Barragem em Arco com Dupla Curvatura é alternativa a ser construída em vales estreitos, com geologia de boa qualidade. Por suas características técnicas é dentre todas asalternativas, a que requer o menor volume de concreto. Sua estrutura é em concreto-massa, não armado, em blocos com largura da base aproximadamente igual a 25% da altura e distância entre juntas de aproximadamente 18 metros. A sua geometria é complexa e a dupla curvatura é utilizada para otimizar a distribuição dos esforços, limitando ao máximo as zonas de tração e minimizando o volume de concreto.Muitas barragens de gravidade têm uma ligeira curvatura em planta, não só porque muitas vezes é exigida pela topografia local, mas também é projetada com a finalidade de provocar pressões tangenciais no arco, sob o efeito da pressão d’água do reservatório, de tal forma que possam compensar a retração do concreto. O arco é apoiado contra as encostas do vale e é obvio que estas devem, portanto, ser...
tracking img