O uso do crack: um problema social restrito apenas as metrópoles?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ







O uso do crack: Um problema social restrito apenas as metrópoles?







SOUSA-PB
2012

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Maria do Socorro Roma de Oliveira







O uso do crack: Um problema social restrito apenas as metrópoles?






Atividade de produção textual individual á Universidade do Norte do Paraná, para obtenção denota referente ao primeiro semestre, da disciplina Formação Social Política e Econômica do Brasil




SOUSA-PB
2012
SUMÁRIO


1- RESUMO

2- INTRODUÇÃO

3- DESENVOLVIMENTO

4- CONCLUSÃO
















RESUMO



O presente trabalho vem relatar o uso de drogas lícitas e ilícitas como uma questão social, que deve ser enfrentada juntamente entre Estado e SociedadeCivil. Trazendo a reflexão do papel do Estado perante suas responsabilidades com a população.



















INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz a discussão sobre o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, mostrando como a cada dia o uso dessas drogas aumentam gradativamente em nosso país seja em grandes ou pequenas cidades.
Para muitos da sociedade o uso dessasdrogas pode ser considerado como atitudes normais, sendo ate rotineiro os casos conseqüentes do uso de entorpecentes, independente de classe social ou etnia.
Existem casos de estímulo do uso de álcool ou cigarros a menores de 18 anos, pois além de ser considerado crime pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) podem estar instigando aquela pessoa ainda não responsável pelo seus atos a serfuturamente um dependente químico, sendo a partir de casos como esse que surgem outros maiores problemas sociais conseguintemente das drogas, envolvendo toda a sociedade civil organizada, sendo caso de Saúde Pública, Assistência Social, Polícia e o Ministério Público.











DESENVOLVIMENTO
Com o crescimento do sistema neoliberal, refletindo a urbanização acelerada, onde o Estado não écaracterizado como o construtor do bem-estar social, muitos problemas sociais vêm refletindo na sociedade civil principalmente aos que se encontra em situação de vulnerabilidade social, sendo gradativamente totalmente excluídos do modelo mercantilista, onde são derrubados em massa por todos os transtornos causados pelo capitalismo.
Um dos graves problemas encontrados devido à urbanizaçãoacelerada, sem planejamento, dando aberturas apenas para aqueles que se enquadra com o modelo neoliberal podemos citar como reflexo uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas se transformando em um grave problema de saúde publica mundial, acarretando vários problemas como, acidentes de transito, violência doméstica, mais evidentemente entre indivíduos com histórico de agressividade e complicações najustiça, alem de complicações médicas e psiquiátricas, causando conseguintemente a morbidade e mortalidade.
Segundo Scheffer, o início do consumo de substancias pode ocorrer por diversos motivos como, hedonismo, curiosidade, alívio da dor e sofrimento que provavelmente persistirão após a dependência, como também, com o objetivo de vivenciar novas experiências.
A busca dessas novas experiências pode sernotada principalmente na população mais jovem, que alem das drogas lícitas, buscam complementar sua satisfação ingerindo drogas ilícitas como a cocaína, maconha e principalmente o crack, que se tornou uma das drogas mais procuradas pelos mesmos. De acordo com (Guindalini apud Scherffer ,2010 p. 534)

Outra substância de alta prevalência é o crack, forma impura de cocaína mais utilizada, com umataxa de 0,3% de uso na vida atualmente, que pode vir a desencadear graves sintomas de agressividade e de psicose. Outras formas de uso da cocaína (oral, inalada e injetável) também podem causar danos importantes à saúde física e mental do indivíduo (Guindalini, Vallada, Breen & Laranjeira, 2006; Laranjeira, Rassi, Dunn, Fernandes & Mitsuhiro 2001)


Scheffer complementa ainda que quanto as...
tracking img