Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marginalidade é uma noção que invoca a noção centro/periferia. O conceito de marginalidade surgiu nos anos 20/30, buscando elucidar comportamento, atitudes e modos de vida dos emigrantes que residiamem Chicago. Marginal é aquele que situa-se nas margens em termo de acesso e usufruto das riquezas e benefícios disponíveis, o que lhe confere as qualidades de inferioridade e subalternidade.
Amarginalidade urbana apareceu em Moçambique como problema teórico e pratico após a 2a. Guerra Mundial, considerada como precariedade habitacional, como sinônimo de favela e conglomerados habitacionaisprecários.
Pensamentos.
A marginalidade urbana está ligada a vários fatores, a segregação social e exclusão social são os que mais influenciam. Pegue um animal e trate de qualquer maneira, jogue-o em umajaula suja e fique cutucando ele, você acha que dali sairá um animal com intenções amistosas? É a mesma coisa que o governo faz com a gente, nos pega, não nos dá a mínima atenção e nos deixa largadosa margem da sociedade, ai está o ponto. Somos tratados de qualquer maneira pela sociedade, então vamos tratar a sociedade da maneira que bem entendemos. Desvio e desequilíbrio também são algunsfatores que contribuem, mas em pequena escala.
‘Segundo os mais renomados autores e estudiosos sobre o assunto, tentarei fazer um breve resumo. Após a queda do Estado Mínimo - O Liberalismo - viemosexperimentando um CONSUMISMO exacerbado do qual fez surgir um egocentrismo sem precedentes. Quem TEM é o todo poderoso e passou a ser o exemplo a ser seguido. Daí o porque das novelas serem ricas e sómostrarem riqueza. As elites que se apoderaram do poder, deram as costas para as classes inferiores com assim as veem. Com isso, os subalternos - sociologicamente falando - foram pouco a pouco perdendo anoção de familia, de pátria, de valores basilares de uma sociedade. Passaram a ver a Elite como potenciais de pessoas a serem exploradas, fazendo-as, de alguma forma, dependentes daqueles que...
tracking img