Barragem de rejeito mineral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo em português

Barragens de rejeitos são estruturas que têm a finalidade de reter os resíduos sólidos e água dos processos de beneficiamento de minério. Seu planejamento inicia com a procura do local para implantação, etapa na qual se deve vincular todo tipo de variáveis que direta ou indiretamente influenciam a obra: características geológicas, hidrológicas, topográficas, geotécnicas,ambientais, sociais, avaliação de riscos, entre outras. Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização do método de analise hierárquica como apoio na tomada de decisões para seleção de locais para barragens de rejeitos. A revisão bibliográfica de fatores que influem nesta etapa de decisão resultou em indicadores claros de avaliação, que foram orientadores para a coleta de dados no estudo decaso. O estudo de caso consistiu na avaliação de três locais para a localização da nova barragem de rejeitos de beneficiamento de cobre a ser construída pela MINER S.A. no município de Carmen de Atrato, na Colômbia. Para a seleção do local entre três alternativas, foram considerados dois aspectos: custo inicial total e impacto ambiental. Na aplicação do método de análise hierárquica, o objetivoprincipal da hierarquia proposta foi o menor impacto ambiental, considerando-se as três causas consideradas mais importantes: implantação da barragem, ruptura da barragem e transporte de rejeitos da usina ao local de disposição. Foram analisados os impactos potenciais na água, solo, fauna, flora e ocupação humana. Os custos foram tratados separadamente. No final foi realizada uma análise conjunta doscustos iniciais totais e dos resultados do método de análise hierárquica, para servir como apoio ao tomador de decisão. Foi também realizada uma análise de sensibilidade, que mostra a influência significativa de um dos critérios nos pesos finais dos locais avaliados.

AVALIAÇÃO DA PERMEABILIDADE EM BARRAGEM DE REJEITOS DE MINERAÇÃO COM O EMPREGO DO PERMEÂMETRO DE GUELPH
Bruno Carvalho deBarros 1 |
Rafael Jabur Bittar 2 |

|
(1. Dep. Engenharia Civil, Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP; 2. Mestre, Orientador - Núcleo de Geotecnia Aplicada, UFOP) |
INTRODUÇÃO:
Como alternativa para construção de sistemas de disposição e contenção de rejeitos as empresas têm utilizado o próprio rejeito como elemento de construção. A utilização da técnica do aterro hidráulico tem sido ométodo mais atrativo para as mineradoras, pois proporciona uma redução de custos de construção pela facilidade na execução de barragens além de viabilizar a utilização do próprio rejeito nestas estruturas de contenção. Entretanto, à falta de controle das variáveis de descarga durante o lançamento e as próprias características dos rejeitos conduzem a um alto grau de heterogeneidade do materialdepositado. Adicionalmente, a segregação hidráulica inerente à formação de um aterro hidráulico influencia diretamente as condições de percolação e fluxo ao longo da praia, que por sua vez representam um requisito fundamental para a segurança construtiva e operacional de qualquer barragem ou pilha de rejeitos.
Diante deste contexto, torna-se necessário implementar metodologias que permitam avaliar adrenabilidade dos rejeitos e sua variação espacial ao longo da praia de deposição e do maciço das barragens de forma rápida, correta e eficiente.
METODOLOGIA:
Realização de uma ampla campanha de determinações de permeabilidade e densidade “in situ” com o Permeâmetro de Guelph e com o cilindro biselado respectivamente, em uma barragem de rejeitos de fosfato. Coletas de amostras em cada furoinvestigado para análise laboratorial.
O estudo consistiu na realização de 12 pontos de investigação ao longo da “praia” de rejeitos. Tais pontos foram distribuídos em 2 seções espaçadas de 100 metros cobrindo a região central da barragem. Com o intuito de determinar-se a permeabilidade, em cada ponto, com a utilização de um mini-trado, foi executado um furo de 30 cm de profundidade e 15 cm de...
tracking img