Barragem de rejetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS

Tratamento de Minérios

Disposição de Rejeitos do Tratamento de Minérios

Alunos: Luísa Mourão Coelho
Luísa Oliveira Lamas
Marco Túlio Arthuso Teixeira
Murilo Dias Correa
Renata Pacheco de Lima
Professor: George Eduardo Sales Valadão
INTRODUÇÃO
Como se sabe, as operações de tratamento deminérios, principalmente a concentração, geram enormes quantidades de rejeitos. Como exemplo, considere uma concentração de cobre que gera um concentrado de 30% de Cu, a partir de uma alimentação de 0,8% Cu, com uma recuperação metalúrgica de 93%. Com esses valores calcula-se o rendimento ponderal da operação C/F = 2,48% e, assim, a relação entre a massa do rejeito e da alimentação perfaz 97,52%.Em outras palavras, praticamente todo minério lavrado, depois de extraída uma pequena massa de concentrado, transforma-se em rejeito, gerando uma enorme quantidade de sólidos finamente fragmentados, que constitui um problema ambiental, além de enorme risco se mal estocado, pois pode se mover bruscamente, destruindo tudo que encontra pela frente
Com o crescimento do porte das minerações, cresceuparalelamente o problema da disposição de rejeitos, chamando a atenção de engenheiros e cientistas para estudar o problema visando proteção ambiental e minimização de riscos de ruptura
Conforme dito, os rejeitos são produtos do processamento mineral e consistem, especialmente, em rochas finamente cominuídas. A disposição desses rejeitos certamente implica em aumento de custos da produção e, porconseqüência, o objetivo das minerações é guardar os rejeitos da maneira mais barata possível.
REGULAMENTAÇÃO
Devido aos riscos ambientais, sociais e econômicos que a disposição de rejeitos de uma mina ou usina de beneficiamento trás, o projeto, a implantação e a manutenção de uma barragem de rejeitos são regulamentados pela 19ª Norma Reguladora de Mineração.
De maneira mais simples algunspontos dessa norma reguladora serão destacados de acordo com a sua importância seguida de rápida explicação:
19.1 Generalidades:
19.1.1 O estéril, rejeitos e produtos devem ser definidos de acordo com a composição mineralógica da jazida, as condições de mercado, a economicidade do empreendimento e sob a ótica das tecnologias disponíveis de beneficiamento.
A variação das necessidades do mercadotornaram hoje minério o que anteriormente não era devido a utilização cada vez intensa de minérios com teores mais baixos. Essa nova demanda torna possível hoje até a explotação de antigas barragens de rejeito pois o teor do antigo estéril pode ser hoje beneficiado para comercialização.
19.1.2 A disposição de estéril, rejeitos e produtos deve ser prevista no Plano de Lavra – PL.
O projeto de umabarragem de rejeitos não acontece depois de instalada a mina ou a usina de beneficiamento. O planejamento daquela estrutura é anterior a explotação e como precisa constar no Plano de Lavra deve ser aprovado pelo DNPM.
19.1.4 Os depósitos de estéril, rejeitos, produtos, barragens e áreas de armazenamento, assim como as bacias de decantação devem ser planejados e implementados por profissionallegalmente habilitado e atender às normas em vigor.
19.1.5 Os depósitos de estéril, rejeitos ou produtos e as barragens devem ser mantidos sob supervisão de profissional habilitado e dispor de monitoramento da percolação de água, da movimentação, da estabilidade e do comprometimento do lençol freático.
O profissional habilitado ao planejamento, instalação e monitoramento de barragens de rejeito é oengenheiro civil e não o engenheiro de minas.
19.1.5.1 Em situações de risco grave e iminente de ruptura de barragens e taludes as áreas de risco devem ser evacuadas, isoladas e a evolução do processo monitorada e todo o pessoal potencialmente afetado deve ser informado imediatamente.
Todos devem estar preparados para situações de risco e deve até haver um plano de ação para esses casos. Os...
tracking img