Barbaros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POVOS BÁRBAROS E IMPÉRIO CAROLÍNGIO
 
Objetivo: aqui veremos sobre como as invasões bárbaras contribuíram para o fim do império romano do ocidente. Quais os povos bárbaros de maior destaque. O império Carolíngio também será analisado, com destaque para Carlos Magno, que conseguiu manter o controle sobre seus territórios durante sua vida. Também como teve fim este reinado.
 Pré-requisito: estar atento as seqüências dos fatos para assim entender melhor as lições.
 
INVASÕES BÁBARAS
 
Os povos germânicos contribuíram muito para o fim do império Romano do Ocidente. entre estes povos estavam: Francos,Lombardos,Visigodos,Ostrogodos, Anglos, Saxões,Vândalos,Suevos e Burgúndios.
 
Estes povos eram chamados bárbaros, porque tinham costumes sociais, políticos e econômicos diferentes dos deRoma. Além de usarem  idiomas diferentes do grego e do romano.
 
Os germânicos entraram no território por duas formas:
 
» migrações: eram incentivados pelos romanos que visavam os jovens germânicos para reforço no exército no controle das fronteiras.
 
» Invasões: feitas de maneira violenta, com intenção de expulsar os romanos e tomar suas terras.
 
As migrações foram durante os séculosIII – IV. As invasões já foram mais adiante , a partir do século V.
 
Um dos fatores que impulsionaram as invasões germânicas foi  a chegada dos hunos ( mongóis) à Europa. Estes vindo da Ásia , começaram a invadir vários territórios germânicos, obrigando-os a entrar no domínio Romano.
 
Os hunos aniquilaram os  Ostrogodos em 375. e logo em seguida os Visigodos. Para fugir deles o chefe dosvisigodos pediu permissão ao imperador romano para entrar no seu território. Esta permissão foi concedida e para arrependimento do imperador romano, os germânicos entraram e saquearam e destruíram muitas das cidades e aldeias romanas.
 
A maioria dos reinos bárbaros tiveram vida curta. Somente os Francos conseguiram se organizar, estruturar e expandir seus domínios.
 
REINO FRANCO
 
Os francosjá faziam incursões desde o século II, no território da Gália, que era do império romano.  A diferença deles para os outros povos bárbaros foi  justamente a sólida estrutura política que ajudou na expansão.
 
Algumas dinastias se destacaram. A primeira foi a  Merovíngia. Foi nesta que começou a expansão do império Franco. Anexando vários territórios vizinhos. Seu rei Clóvis(482-511),converteu-se para o cristianismo e promoveu uma aliança com a igreja.
 
Isso favoreceu ambas as partes. Pois de um lado o Papa fortaleceu o poder do rei e por outro o Papa teve o apoio  político  e militar contra os imperadores bizantinos.
 
Clóvis, era neto de Meroveu ( primeiro líder dos francos). Depois da morte de Clóvis, seus quatro filhos dividiram o reino , enfraquecendo-o politicamente. Areunificação só ocorreu no reinado de Dagoberto( 629-639).
 
Mas seus sucessores, não foram muito exemplares como governantes. Não estavam tão preocupados com a administração do reino, levavam uma vida desregrada, em prazeres e divertimento, por isso passaram a ser conhecido por  reis indolentes.
 
Na prática quem governava o reino era um alto funcionário da corte, o prefeito do palácio oumordomo dopaço . este sim desempenhava o papel de verdadeiro rei.
 
O mais famoso deles foi Carlos Martel (714-741), que conseguiu deter a invasão mulçumana na Europa, vencendo-os em Poiters, em 732.
 
Após sua morte, seus poderes políticos foram passados a seu  filho, Pepino, o Breve. Em 751, ele destronou o rei Childerico III, o último rei merovínio e fundou a dinastia Carolíngia.
 
Foi reconhecidorei pelo Papa. por isso lutou contra os lombardos, povo que ameaçava o poder da igreja. Na vitória cedeu o território de Ravena e reforçou o poder temporal da igreja. Isso tudo deu origem ao Patrimônio de São Pedro, que se tornou o estado da igreja católica.
 
IMPÉRIO DE CARLOS MAGNO
 
O império carolíngio não tinha sede fixa. Ela era onde o rei e sua corte se encontravam. Embora a cidade...
tracking img