Bancodedados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
M ODELAGEM C ONCEITUAL
1. Introdução ao Modelo Entidade-Relacionamento (MER)
Conforme comentado no capítulo anterior, o sistema de banco de dados deve prover uma visão abstrata de dados aos usuários, isolando-os de certos detalhes do BD. A arquitetura desta abstração se dá em três níveis. O mais externo, o nível de visões do usuário, descreve partes do banco que serão visualizadas pelosusuários. No nível intermediário, tem-se o nível conceitual (ou lógico), que descreve quais os dados estão armazenados e seus relacionamentos. Finalmente, no nível mais baixo, está o nível físico, descrevendo a forma como os dados estão realmente armazenados. O foco deste capítulo é um aprofundamento das tarefas do nível conceitual, através da modelagem conceitual dos dados referentes ao negócio. O termonegócio referese ao problema em questão que se deseja realizar uma modelagem. A intenção de armazenar informações de alunos numa escola, por exemplo, sugere que o negócio seja “Registro acadêmico”. Num outro exemplo, o negócio “Instituição financeira” poderá ser modelado tendo dados de correntistas e saldos. Razões para a criação do modelo conceitual: • Descreve exatamente as informaçõesnecessárias ao negócio. Para a modelagem, todas as regras do negócio deverão ser conhecidas e, cabe ao projetista, traduzi-las em informações relevantes ao banco; • Facilita a discussão, seja entre o projetista e o usuário ou entre o projetista e sua equipe de trabalho; • Ajuda a prevenir erros do futuro sistema; • Uma forma de documentar o sistema ideal. Um sistema é ideal quando todas suas informaçõesestão modeladas de acordo com certas condições; • É a base para o projeto físico do banco de dados. A abordagem utilizada aqui será a representação de dados no modelo relacional, utilizando-se, para tal, o Modelo de Entidade-Relacionamento (MER). O MER é um modelo baseado na percepção do mundo real, que consiste em um conjunto de objetos básicos chamados de entidades e nos relacionamentos entre essesobjetos. Foi proposto por Peter Chen, em 1976, como uma ferramenta de projeto de banco de dados. O MER apresenta como contribuições um maior grau de independência de dados que os modelos convencionais (de redes e hierárquico) e uma unificação de representação destes modelos, através do formalismo gráfico do Diagrama de Entidade-Relacionamento (DER).

PÁGINA 1 / 16

BANCO DE DADOS I

Sãocaracterísticas do MER: • Modela regras de negócio e não a implementação. A modelagem é dos dados requeridos para o negócio, baseado nas funcionalidades do sistema atual ou a ser desenvolvido. Para modelar um negócio, é necessário conhecer em detalhes sobre do que se trata. • Possui uma sintaxe robusta, bem definida; • Técnica amplamente difundida e utilizada. Atualmente, a maioria dos bancos dedados disponíveis no mercado utiliza a abordagem relacional como modelo de dados; • Diagramas fáceis de entender e alterar. Os objetivos de uma modelagem entidade-relacionamento são: • Obter todas as informações requeridas sobre o negócio antes de sua implementação, tornando claras suas dependências; • Dentro do possível, uma informação aparecer apenas uma vez no banco de dados. Uma modelagem queprevê o armazenamento de uma mesma informação em dois locais diferentes, deixa o sistema vulnerável quanto a possibilidade destas informações não serem as mesmas. No caso de uma inconsistência dos dados, qual delas deverá ser descartada? • Facilitar o projeto do banco de dados, possibilitando a especificação de sua estrutura lógica.

2. Entidade e Instância
Num MER, uma entidade é um objeto, real ouabstrato, de relevância para o negócio. É uma categoria de idéias que são importantes ao negócio, as quais devem ser traduzidas em informação. Dois importantes aspectos de uma entidade é que possui instâncias e estas instâncias também são de interesse ao negócio. Pode-se considerar que uma instância identifica individualmente uma entidade. O quadro abaixo mostra alguns exemplos de entidades...
tracking img