Resumo tungstatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO – UFES

Tungstatos e Molibidatos.

VITÓRIA
2012

DRIELLY PERINI

Tungstatos e Molibidatos

Trabalho apresentado a Profª. Drª. Daniela Teixeira Newman referente à disciplina de Mineralogia II, da turma 2012/2 do curso de Gemologia.
Trabalho apresentado a Profª. Drª. Daniela Teixeira Newman referente à disciplina de Mineralogia II, da turma 2012/2do curso de Gemologia.

VITÓRIA
2012

Características Gerais
O molibdênio e tungstênio pertencem, respectivamente, ao quinto e sexto período da tabela periódica. Eles têm raios iônicos parecidos devido à contração lantanídea, com isso podendo constituir solução sólida completa.
Na natureza soluções sólidas entre Mo e W são raras, devido ao comportamento geoquímico desses elementos,resultantes de suas densidades diferentes e da afinidade do Mo com o enxofre. Dessa maneira não é raro encontrar tungstato primário quase inteiramente isento de molibdênio, e vice-versa. Por outro lado, nos minerais secundários os dois elementos estão frequentemente constituindo solução sólida. O Mo pode ocorrer como sulfeto (MoS2) devido a sua afinidade com o S e  o W ocorre quase exclusivamente emcombinação com o oxigênio, formando os tungstatos. O sulfeto de tungstênio WS2 (tungstite) é muito raro.
Solução Sólidas
Os minerais dessa classe divide-se em dois grupos isoestruturais principais; o grupo da volframita e da scheelita.
O grupo da volframita que consiste em pequenos cátions bivalentes, como o ferro, manganês, magnésio, níquel e cobalto, em coordenação 6 com os íons tungstato.Nesse conjunto ocorre solução sólida completa entre o Fe++ e o Mn++ e a estrutura resultante é monoclínica.
O grupo da scheelita contém compostos de íons bivalentes maiores, como o cálcio e o chumbo, em coordenação oito com os íons tungstato e molibdato. O tungstênio e o molibdênio podem substituir-se mutualmente, formando séries parciais entre a scheelita(CaWO4) e a powelita (CaMoO4), e entre astolzita (PbWO4) e a wulffenita (PbMoO4). A substituição entre o Ca e Pb, forma série parcial entre scheelita e a stolzita e entre a powellita e a wulffenita.

Principais Minerais
Ferberita
- Fe2+(WO4) 
Composição - 18,39 %  Fe, 60,54 %  W, 21,07 %  O
Hábito - prismático, lamelar ou maciço; clivagem perfeita em {010}; dureza - 4,5 - 5,0; densidade relativa - 7,4 - 7,5; cor – preto. Associação- a outros volframatos, a cassiterita, ilmenita, topázio.
Ocorrência - origina-se em diques de pegmatitos e veios ou filões de quartzo, normalmente ligados a corpos graníticos. Ocorre normalmente junto com cassiterita nas últimas fases da cristalização, podendo também associar-se a veios com cobre, manganês, scheelita, fluorita, hematita e rodocrosita. Usos - Fonte de W.

Wulfenita- PbMoO4Composição - Óxido de molibdênio e chumbo, podendo haver substituição de molibdênio por cálcio. 39,3% MoO3, 60,7% PbO.
Hábito - Cristais usualmente quadráticos de hábito tabular, ás vezes com terminação piramidal e como agregado maciço a granular; clivagem - distinta em {111; dureza – 3; densidade relativa - 6,8 - 6,9; brilho - vítreo adamantino; cor - amarelo, alaranjado, vermelho, cinzento oubranco; decompõe-se no HCl. Associação - Pode estar associada a outros moblidatos. Ocorrência - É um mineral supérgeno, aparecendo na zona de oxidação de jazidas de Pb e Zn, mineral muito frequente nos Alpes.
Uso - pigmento para tintas; indicador de MoS2 e fonte de menor importância de molibdênio, sendo que é obtida artificialmente para vários dos usos.

Powellita- Ca(Mo,W)O4

Composição- Molibdenato de cálcio com até 10% de tungstanatode cálcio. 28,0%  CaO, 72,0%  MoO3.
Hábito - Prismático, piramidal; clivagem - Distinta {111}; dureza - 3,5 - 4,0; densidade relativa - 4,2 - 4,3; fratura – conchoidal; brilho - adamantino a resinoso; cor – amarelo, possui fluorescência.
Associação- a volframatos e molibdatos.
Ocorrência - Formado a partir da oxidação de molibdenita.
Usos - Fonte...
tracking img