Banco safra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BANCO SAFRA












Banco Safra
O Banco Safra é um dos dez maiores bancos do Brasil. Sediado na Avenida Paulista, em São Paulo, atua em todos os setores bancários e tem como público-alvo pessoas físicas com alta renda e empresas.
Foi fundado em 1955 pelos irmãos Edmond Safra, Joseph Safra e Moisés Safra se tornando a primeira instituição financeira do país. Edmond viveu poralguns anos em São Paulo. Em 1956 foi para Genebra, na Suíça. Seis anos depois, já vivendo nos Estados Unidos, vendeu sua parte no banco brasileiro e, em 1966, fundou o Republic. Com sede em Nova York, na Quinta avenida, tinha agências espalhadas no mundo inteiro. Mesmo longe do Brasil, Edmond manteve-se sempre em contato com o país e era muito próximo dos irmãos até falecer em 3 de dezembro de1999.
Joseph Safra adquiriu recentemente a parte do irmão Moisés Safra, tornando-se seu único proprietário.
Devido à origem judaica de seu fundador, o Banco Safra é o banco preferido da colônia judaica brasileira[1].

A ORIGEM DE UMA FAMÍLIA DE BANQUEIROS
No campo financeiro, o passado é importante para definir uma realidade presente e proporcionar uma sólida garantia para o futuro.

Era oséculo XIX e a Europa ainda mantinha na memória as campanhas de Napoleão. O mundo conhecia os resultados da Revolução Industrial. Florescia a economia dos países europeus, daqueles em volta do Mediterrâneo e da América do Norte, graças ao impulso das grandes invenções - a máquina a vapor, a eletricidade - e ao movimento de navios, das caravanas e, agora, dos grandes comboios ferroviários, quetransportavam e comercializavam produtos agrícolas e mercadorias das mais diversas.
O financiamento de toda essa intensa movimentação comercial era assegurado por banqueiros que viriam a se tornar lendários, entre os quais aqueles da família Safra, que no Oriente Médio deram origem a uma linhagem de financistas e lançaram ali os fundamentos da moderna atividade bancária, baseados no aprofundamento dasinformações e no crescente aumento do intercâmbio entre cidades.
Particularmente intensa era a troca de mercadorias entre os portos e cidades da Europa, como Paris, Nice, Marselha, Madrid, Barcelona, Nápoles, Trieste, Gênova e Veneza com Alexandria, Atenas, Istambul, Beirute, Damasco e Alepo - cidade a noroeste da Síria e um dos maiores centros de comércio. Para ela convergiam comerciantes emercadorias do Oriente e do Ocidente.
Em Alepo viviam os Safra, de vocação cosmopolita, que se dedicavam a financiar o comércio, aceitando o câmbio de moedas de diferentes estados, como os “para” do Império Otomano, os “zecchini” de Veneza, os “thaler” de Maria Theresa, outras moedas do Oriente, da Europa e da África, além de metais como prata e, principalmente, ouro.
Embora as práticascontábeis já estivessem desenvolvidas, Jacob Safra, o patriarca, era conhecido por sua excepcional memória e habilidade em lidar com números, visto que realizava mentalmente o cálculo de conversão de diferentes moedas e cotações, bem como dos custos de financiamentos que concedia aos seus clientes.

Em meados do século XIX, é fundada em Alepo a Safra Frères & Cie. que, ao nascer, já trazia o renomadonome da família. Em pouco tempo, torna-se famosa e acatada em todo o Oriente Médio, com reputação firmada junto a grandes e criteriosos financistas. A firme expansão da empresa levou a família Safra a abrir filiais em Istambul, Alexandria e Beirute.

Mais tarde, já na primeira metade do século XX, é fundado em Beirute o Banco Jacob Safra, dirigido pelo patriarca que, assim, deu origem a uma novageração de banqueiros de sucesso. Depois da Segunda Guerra Mundial, Jacob Safra estende seus negócios à Europa e, em seguida, à América Latina e aos Estados Unidos.

Seus descendentes conquistaram prestígio por seus conhecimentos, dando continuidade a um duradouro relacionamento com a comunidade de clientes.

Banco Safra S.A. é uma importante instituição bancária do Brasil. Respeitado...
tracking img