Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CHARLES AUGUSTIN DE COULOMB

Em 1785 um francês chamado Charles Augustin de Coulomb (1735-1806), utilizando uma balança de torção conseguiu quantificar a força elétrica e descobriu a espantosa lei que hoje recebe seu nome, a lei de Coulomb, que diz que a força elétrica tem intensidade proporcional às cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância.

2. MICHAEL FARADAYMichael Faraday (1791-1867), físico inglês, descobriu onze anos depois de Oersted ter feito o casamento da eletricidade com o magnetismo, que a variação magnética ao redor de um fio gera uma corrente neste. Com a descoberta de Oersted muitos motores foram construídos e outras maneiras de gerar movimento através da eletricidade foram inventadas. Enquanto Faraday estudava essas novas formas de gerarmovimento ele descobriu que ao se ter um campo magnético variável ao redor de um fio condutor, uma corrente era gerada neste fio. Ou seja, Faraday descobriu uma maneira de gerar eletricidade através do movimento.

3. GUSTAV ROBERT KIRCHHOFF

Gustav Robert Kirchhoff (1824-1887) formulou em 1847 duas leis, chamadas "leis de Kirchhoff" sobre correntes e tensões elétricas, que permitiam a resolução,juntamente com a lei de Ohm, dos mais variados circuitos, facilitando, principalmente, em muito o trabalho com a eletricidade. Embora em outros campos até o século XIX, grande parte dos avanços tecnológicos tivesse sido conseqüência de descobrimentos empíricos levados a cabo por homens eminentemente práticos, no campo do conhecimento elétrico, o desenvolvimento tecnológico foi derivado mais daspesquisas científicas. É possível estabelecer uma divisão nítida entre a ciência da eletricidade e a utilidade industrial dos conhecimentos científicos. Logo após o descobrimento de Faraday, ao cabo de pouco tempo já se vendia gerador eletromagnético para o público. Se pessoas como Faraday não tinham tino de transformar os conhecimentos eletromagnéticos nos seus usos práticos, não foi difícil paraoutros absorveram seus ensinamentos e construir equipamentos úteis à sociedade.

CAPACITORES

Os capacitores são dispositivos com capacidade de armazenar energia elétrica. Você já deve ter notado que na parte de trás dos aparelhos de televisão aparece o símbolo de alta tensão. É prudente levá-lo a sério, porque você poderá levar uma descarga elétrica violenta ao mexer no aparelho de formaimprudente, mesmo que ele esteja desligado da tomada. Isso ocorre justamente por causa dos capacitores: mesmo com o aparelho desligado, existe ainda uma grande quantidade de energia elétrica no televisor.
Na natureza tem-se a energia nas mais diferente formas e ela pode ser transformada. Além da energia mecânica, temos a energia elétrica, que também pode ser armazenada na forma de energia potencial. Otelevisor é um exemplo prático do emprego de capacitores, e não é o único que contém esses dispositivos. Os capacitores estão presentes em flashes das máquinas fotográficas, ventiladores e muitos outros aparelhos eletro-eletrônicos do nosso dia-a-dia.


CAPACIDADE ELETROSTÁTICA OU CAPACITÂNCIA


Como foi dito, a energia elétrica pode ser armazenada e isso se faz através do armazenamento decargas elétricas. Essas cargas podem ser armazenadas em objetos condutores. A capacidade desses objetos de armazenar cargas elétricas é o que define a sua capacidade eletrostática. Considere um objeto condutor carregado com certa quantidade de carga Q. Isso faz com que o mesmo possua um potencial V. O que é observado experimentalmente é que, se nós dividirmos a quantidade de carga no condutor pelopotencial adquirido, teremos sempre o mesmo resultado. Ou seja, se dobrarmos a quantidade de carga para 2Q, o potencial irá para 2V, pois assim continuaremos obtendo o mesmo resultado. Podemos concluir, então, que a carga armazenada e o respectivo potencial no condutor são proporcionais.
O resultado da divisão da quantidade de carga pelo potencial adquirido pelo condutor é definido como...
tracking img