Banco de leite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BANCO DE LEITE HUMANO

 A preocupação com a oferta de leite humano nas Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o fato de existirem situações onde, por algum motivo, o RN não pode receber o leite de sua própria mãe, remetem a questão para o funcionamento adequado e implementação do Banco de Leite Humano nas maternidades.
O Banco de Leite Humano (BLH) é um centro especializado e obrigatoriamenteligado a um hospital materno e (ou) infantil, responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno e execução de coleta, processamento e controle de qualidade do colostro, leite de transição e leite humano maduro, para posterior  distribuição, sob prescrição médica ou de nutricionista.   É uma instituição sem fins lucrativos, sendo vetada a comercialização dos produtos por ela distribuídos. 
Éresponsabilidade do BLH orientar, executar e controlar as operações de controle, seleção e classificação, processamento, controle clínico, controle de qualidade e distribuição. Compete aos BLHs a promoção do Aleitamento Materno.
Os Bancos de Leite Humanos no Brasil começaram a surgir na década de 30 até 1981, quando da implantação do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno - PNIAM,não chegaram a constituir um fator de representatividade em Saúde Pública.
Os Estados Unidos e a Inglaterra já contavam com Bancos de Leite Humanos antes da II Guerra Mundial. Entretanto a preocupação com os cuidados e a criação do mesmos diminuiu muito em todo mundo, em função do abandono do Aleitamento Materno. Muitos deste bancos já contavam, na época, com técnicas apuradas, com análisenutricional e controle de transmissão de infecção através de contagem de colônias de bactérias nas amostras coletadas.
A existência de normas para doação de leite humano tem sua origem desde a época do  Império, quando a preocupação com a saúde das crianças levou D. PedroII a outorgar um legislação para disciplinar o "serviço de ama-de- leite". 
  
A partir da implantação do PNIAM, os BLHs apareceram deforma expressiva, com resultados não esperados. Em 1984, tornaram-se motivo de preocupação para PNIAM devido a proliferação desordenada sem atender aos objetivos e procedimentos uniformes, constando entre outros fatos, a compra e venda de leite humano, a sua troca por cestas alimentícias e a falta de controle de qualidade do produto, quando na verdade segundo seus idealizadores, os BHL foramdesenhados com o propósito de funcionar como um órgão de proteção social, incumbido de zelar pelos interesses da doadora e de seus filhos, sem gerar lucros, destinando assim a prática da amamentação natural mediante a recompensa a nutriz pelo leite doado.   
  
- OBJETIVOS DO BANCOS DE LEITE HUMANO
- OBJETIVO GERAL
Desenvolver atividades que atendam à filosofia do projeto e garantam o acesso dapopulação alvo ao Banco de Leite.
- OBJETIVO ESPECÍFICOS
-Coletar leite humano, possibilitando estoque regular a sua demanda; 
-Organizar cadastro das doadoras para possibilitar a coleta domiciliar, se possível; 
-Distribuição do leite; 
-Controle da Autenticidade e das propriedades bacteriológicas do leite, logo após a sua coleta; 
-Conservação e Estocagem; 
-Propiciar às doadoras e a seus dependentesmenores condições favoráveis de atendimento médico, nutricional e social; 
-Prestar informações técnico- cientificas à comunidade, visando constituir para o estímulo do Aleitamento Materno. 
 
 Tipos de  Banco de Leite
Para fins esquemáticos o BLH poder ser dividido em três tipos:
* Tipo Francês: Caracteriza-se pela coleta de leite a domicílio. São estabelecidos horários prévios para coleta erecolhimento do leite ao Banco que deve ser realizado no menor tempo possível. O número de doadoras deve ser proporcional à demanda e o seu tratamento exige uma atualização constante. Deve-se ter controle de:
                 - uma área geográfica de doadores; 
                 - um serviço volante para recolhimento do leite (ambulância apropriada, ligada  a um sistema de motocicleta.)
*...
tracking img