Banco de dados e linguagem sql

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Banco de Dados:
Podemos entender por  banco de dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um determinado assunto em uma determinada ordem. Otipo ou categoria da informação sobre uma pessoa está separada em colunas, as quais chamamos campos.
Um Sistema Gerenciador de banco de dados relacionais(SGBDR) é usado para armazenar as informaçõesde uma forma que permita às pessoas examiná-las de diversas maneiras.
O Gerenciador relacional de bancos de dados do Visual Basic e do Access é o Microsoft Jet , ele pertence a uma categoriadiferente dos Gerenciadores tradicionais , como o Dbase e o Paradox, pois possue características em comum com os banco de dados cliente-servidor. Tais características comuns são:
* Todas as tabelas,indíces, consultas, relatórios e código são armazenados num único arquivo.
* Os campos de data suportam informação de hora.
* Admite o armazenamento permanente de comandos SQL.
* É possívelforçar a integridade referencial entre as tabelas.
* Os camos suportam valores nulos (Null).
Línguagem SQL:
A linguagem SQL tem papel muito importante nos SGDBs atuais, podendo ter diversosenfoques:
* Linguagem de Manipulação de Dados ou DML(Data Manipulation Language): A DML é um subconjunto da linguagem SQL, utilizada para Selecionar(SELECT), Inserir(INSERT), Atualizar(UPDATE)e Apagar(DELETE).
* Linguagem de Definição de Dados ou DDL(Data Definition Language): A DDL permite ao usuário permite a manipulação de tabelas e elementos associados, tipo chave primária echaves  estrangeira, índices, etc. Os principais comandos são CREATE, DROP, ALTER (Em algumas situações) .
* Linguagem de Controle de Dados ou DCL (Data Control Language): A DCL controla os aspectos destinados aautorização de dados e licenças de usuários para manipulação de dados dentro do BD.Alguns comandos comuns são GRANT(dá privilégios para usuários), REVOKE (revoga privilégios de usuários),...
tracking img