Graduado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JULIO MULLER
PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
DO ADULTO E DO IDOSO COM ENFASE CARDIOVASCULAR


Docente: Msc. RenataDiscente: Kelly Aparecida Dos Santos
Disciplina: Psicologia

Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher e
Política de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Para discutir Políticas de Saúde,primeiramente se faz necessário falar sobre a concepção ampliada de saúde e o princípio de Integralidade. A concepção de saúde de forma mais ampliada tem como premissa a condição de saúde não apenas como aausência de doença.
A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 196, diz que, a saúde é um direito de todos e dever do estado, que deve ser garantido mediante políticas sociais e econômicas que busquem aredução de doenças e outros agravos e a equidade às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. A integralidade faz parte deste conceito ampliado, definido na Constituição Federal,sendo resultante de determinantes e condicionantes de natureza econômica, política e social, e encontra-se explicitado na Lei nº 8.080/90 como um dos princípios basilares do Sistema Único de Saúde (SUS)no Brasil, ao lado da universalidade e equidade.
Torna-se importante ressaltar que a saúde do homem não era priorizada entre as políticas públicas de saúde, mas com a necessidade de uma maior atençãoa população masculina, esta passou a ser uma das prioridades do governo nos últimos anos. Pensando nisto, que o Ministério da Saúde elaborou a Política de Atenção Integral a Saúde do Homem com ointuito de atingir todos os aspectos da saúde masculina nos seus ciclos vitais. Tal política é regida pelos seguintes princípios: universalidade e equidade nas ações e serviços, humanização e qualificaçãoda atenção à saúde garantindo a promoção e proteção dos seus direitos, co-responsabilidade quanto à saúde e à qualidade de vida desta população, orientação à população masculina, aos familiares e à...
tracking img