Banco de dados sistema cliente servidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Banco de Dados – Sistema Cliente Servidor

Alunos:

Turma: RC 14
2º Semestre

Introdução

A tecnologia cliente/servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pelaobtenção dos dados (os clientes).
Os processos cliente enviam pedidos para o processo servidor, e este por sua vez processa e envia os resultados dos pedidos.
Nos sistemas cliente/servidor o processamento tanto do servidor como o do cliente são equilibrados, se for gerado um peso maior em um dos dois lados, provavelmente, esse não é um sistema cliente/servidor.
Geralmente, osserviços oferecidos pelos servidores dependem de processamento específico que só eles podem fazer. O processo cliente, por sua vez, fica livre para realizar outros trabalhos. A interação entre os processos cliente e servidor é uma troca cooperativa, em que o cliente é o ativo e o servidor reativo, ou seja o cliente requisita uma operação, e neste ponto o servidor processa e responde ao cliente.[pic]

Servidores são sistemas computacionais que fornecem serviços a redes de computadores. Serviço é a provisão de uma ou mais funções de interesse dos clientes. Os computadores que acessam esses serviços são considerados clientes. As redes com esta arquitetura são designadas cliente-servidor. Embora o termo servidor seja costumeiramente aplicado a computadores completos, elestratam de softwares executados nestes computadores ou em outros sistemas computacionais. Os tipos mais conhecidos são os servidores de arquivos, conteúdo web, correio eletrônico, impressão, banco de dados, DNS, Proxy, imagens, FTP, DHCP e Diretórios.

[pic]

Arquitetura Cliente-Servidor (Imagem de http://www.javaworld.com/javaworld/jw-10-2001/jw-1019-jxta.html)

Na arquiteturacliente-servidor, os servidores são entidades passivas, pois apenas respondem a requisições enviadas pelos clientes, após seu processamento específico. Os clientes são entidades ativas, que submetem suas requisições aos servidores e, geralmente, implementam a interface com o usuário final do serviço. Os serviços são encapsulados no servidor, não cabendo ao cliente conhecimento de como sãoprocessados. O comportamento da relação é assimétrico, pois cada lado tem seu próprio padrão de processamento. A localização do cliente e do servidor deve ser transparente. Deve haver independência de plataforma. As interações ocorrem por envio de mensagens. Deve ser possível escalabilidade horizontal (escalibilidade por acréscimo de computadores) e escalabilidade vertical (por melhoria doscomputadores). É vantajoso o uso de soluções abertas. As vantagens são uma boa relação custo/benefício, escalabilidade e tolerância a falhas. As desvantagens são maior complexidade, dependência do meio de comunicação, menor segurança inerente. Os clientes devem estar próximos do usuário final, serem capazes de acessar diversos serviços, ter interface adequada, ser leve e flexível. O cliente maisuniversal da atualidade é o navegador de internet, que pode ser capaz de substituir quase todos aplicativos mais comuns. Servidores devem oferecer processamento especializado, servir clientes concorrentes, executar em sistemas operacionais robustos, suportar distintos protocolos de rede. As redes também precisam dar suporte a vários protocolos e oferecer velocidade e confiabilidade. Cabe aos analistasdas aplicações decidir pelo uso de clientes “gordos” ou “magros”. O cliente gordo permite que o servidor processe menos dados, gera mais tráfego de rede e é mais sensível a mudanças. o cliente magro cobra maior processamento do servidor, gera menos tráfego e é transparente a mudanças. Dois paradigmas comuns são as arquitetura em duas camadas e a de três camadas. Esta acrescenta entre o cliente e...
tracking img