Modelos arquiteturasi

2666 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta os conceitos envolvidos nos modelos arquiteturais, bem como os elementos necessários para a composição de um ambiente baseado nestes métodos e suas características. Inicialmente é feito uma explanação sobre o histórico e evolução dos sistemas distribuídos, bem como o funcionamento básico dos modelos. Além disso, também será abordado um comparativo de três camadas em relação a duas camadas, apontando os benefícios que um sistema utilizando este modelo pode trazer.

1. MODELO ARQUITETURAL

Um modelo arquitetural de um sistema define quais são os diversos componentes do mesmo e como estes estão organizados. No campo dos sistemas distribuídos, existem três ou quatro modelos diferentes existentes já experimentados, sendo que um deles vem se firmando como o padrão de fato para organização desses tipos de sistemas e os outros são encontrados mais em nível de pesquisa.

2. MODELO DE UMA CAMADA

Também chamado de sistemas centralizados ou de arquitetura uni processada, o modelo de uma camada era caracterizado por manter todos os recursos do sistema (banco de dados, regras de negócios e interfaces de usuário) em computadores de grande porte, os conhecidos mainframes. Os terminais clientes não possuíam recursos de armazenamento ou processamento, sendo conhecidos como terminais burros ou mudos. Nesta arquitetura, o mainframe tinha a responsabilidade de realizar todas as tarefas e processamento.

Desvantagens:

* Manutenção difícil e cara, proporcional a sua eficiência. * Problemas de congestionamento na entrada do servidor devido à chegada de pedidos * Congestionamento no tratamento da informação (sistema central responsável por tudo, até pela interface). * Problema básico: interface não amigável

3. MODELO DE DUAS CAMADAS

Com o passar do tempo e com o surgimento dos computadores pessoais, cada vez mais microcomputadores estavam disponíveis nas mesas dos usuários, fato que foi

Relacionados