O deus de carlito rocha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estamos trabalhando com o gênero crônica, que segundo relatos, tem sua origem na idade clássica.Durante a idade média e o Renascimento, período em que a produção ganhou em robustez, chamava-se decrônica o relato histórico. Essa denominação em alguns idiomas, por exemplo o Inglês,Francês, o Espanhol,e o italiano, permaneceu conceituando a crônica como gênero histórico.
Em 1500, na chegada dosportugueses ao Brasil, Pero Vaz de Caminha fez um relato de descobertas de novas terras com paisagens e animais singulares. Esta carta se caracteriza como a primeira crônica brasileira. Gênero aindapertencente ao principal sentido do termo – relato cronológico de um acontecimento importante.
Já no século XIX, a crônica passou a ser usada para se referir a um gênero estritamente ligado aojornalismo. Eram publicações literárias em prosa, sendo uma espécie de análise se assunto livre.
As crônicas de Nelson, segundo Coelho (2003), possuem vida própria. Estas eram recheadas de drama e de poesia,por isso se destacava na cobertura esportiva; os textos motivavam os torcedores a saírem de casa para, especialmente, ver seu ídolo em campo.
Outra segmentação feita na crônica esportiva é entre ostextos poéticos e analíticos, com linguagem mítico-metafórica, aliado a adjetivações valorativas, ritmo, jogo de imagens e subterfúgio de metáforas.
Para Nelson, a verdade do Nosso futebol estava alémdo que os nossos olhos podiam ver. Quase cego, superava a dificuldade de enxergar ao usar a audição e a imaginação como suportes para escrever. Por essa dificuldade, o rádio foi fator fundamentalpara ajudá-lo a escrever. Como grande poeta do futebol, recriava cada passe, cada drible, cada gol de forma única.
Na Crônica O Deus de Carlito Rocha, do livro A sombra das Chuteiras Imortais,percebe-se Marcante Subjetividade e a grande preocupação com a linguagem e recursos literários, distanciamento dos acontecimentos e da mera descrição das partidas, além da veracidade e lenda se misturarem,...
tracking img